quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

O MÁGICO ATO DE CANTAR


DANIELA PROCOPIO
Daniela Procopio
RM2 Entretenimento


Daniela Procopio, além de excepcional cantora e compositora, é uma ourives. Através das canções de seu CD de estréia, auto-intitulado, cria um novo e rico gênero musical: o afojazz que, como o nome explica, mescla elementos do jazz com os irresistíveis beats baianos. A artista, paulistana radicada no Rio de Janeiro, tem profunda ligação com o som da Bahia. Cresceu ouvindo o melhor da música nacional e internacional, e se identificou com a melodia da Boa Terra.

O álbum, co-produzido por Daniela Procopio e Juliano Barreto, traz afoxés, ijexás, baladas e bossa nova. A baianidade manifesta-se em Quase Lenda (Uma Opereta Tupiniquim) (New/Luís Mauro Vianna), dueto com o amigo e mestre Carlinhos Brown, Do Tamanho do Mar (dos craques Vevé Calasans e Saul Barbosa), Tempo Ao Tempo (Navegador de Lua) (Gelson Oliveira), com pegada um pouco mais pop, Margarida Que Me Faz Sonhar (Juliano Barreto/Gelson Oliveira/Daniela Procópio), Pra Beleza Reinar (do norte-americano Don Grusin com letra em português de Antonio Villeroy e versão para o inglês da própria cantora), tema jazzístico vertido para a atmosfera da Bania, e a dançante Deusa dos Ventos (Antonio Villeroy/Gelson Oliveira), com atmosfera disco e melodia contagiante, que tem tudo para fazer sucesso tanto nas pistas quanto nas festas de rua e trios elétricos.


Os temas românticos são Quem Eu Quero Bem (Antonio Villeroy) e A Little High (Daniela Procopio/ Antonio Villeroy), este com letra em inglês. E há uma bela releitura do clássico Melodia Sentimental (Heitor Villa-Lobos/Dora Vasconcellos), em levada de bossa nova. Os arranjos de cordas e madeiras são do genial Eumir Deodato (à exceção de Melodia Sentimental, que traz como arranjador outro notável maestro, Paulo Moura). Entre os músicos que acompanham Daniela, nomes do naipe de Toninho Horta (violões), Arthur Maia (baixo) Paulo Calasans (piano) e Marco Lobo (percussão). A voz de Daniela Procopio tem um timbre, um colorido de impressionante beleza. A moça alcança regiões extremamente agudas com tranquilidade e suavidade. Não economiza emoção em momento algum, interpretando com intensidade e foco. Uma grande cantora, que estréia com trabalho de extrema qualidade. Sério candidato a melhor disco do ano.

MySpace: www.myspace.com/danielaprocopio



Daniela Procopio em Tempo ao Tempo (Navegador de Lua) (Gelson Oliveira), de seu primeiro CD, Daniela Procopio (RM2 Entretenimento, 2008)

2 comentários:

Anônimo disse...

Dani é um achado...e além de tudo uma doce pessoa.
Gosto pacas,adoro vê-la cantar,asimm mesmo ...ver .Dani é bonita de se ver...
O cd é o máximo,me surpreendeu tb!
beijos meus,
Lulu!

TONINHO SPESSOTO disse...

Querida,

Dani é a representação exata do ato de Viver!
E a Canção é a Vida dela. É a nossa vida!

Beijos!