sexta-feira, 24 de abril de 2009

50 ANOS DE UM CLÁSSICO

MILES DAVIS Kind of Blue 2 MILES DAVIS 
Kind Of Blue - Edição Especial c/ 2 CDs e 1 DVD
Legacy/Columbia/Sony

O disco Kind Of Blue, de Miles Davis (1926-1991), lançado em 17 de agosto de 1959 pela Columbia Records, era para ter sido apenas mais um bom disco de jazz, mas a excelência dos músicos e a qualidade do repertório o transformaram num dos mais importantes trabalhos de todos os tempos. Davis (trumpete), Julian 'Cannonball' Adderley (sax alto), John Coltrane (sax tenor), Bill Evans (piano), Paul Chambers (contrabaixo) e Jimmy Cobb (bateria) se reuniram nos estúdios da Columbia em Nova York nos dias 2 de março e 22 de abril de 1959 e saíram dali com uma obra prima gravada.

São apenas cinco temas - So What, Freddie Freeloader, Blue In Green, All Blues, Flamenco Sketches -, todos de Davis, em que os músicos mostram perícia e desfilam enorme poder de improvisação, em solos e atuações conjuntas de tirar o fôlego, indo da sutileza à explosão. Kind Of Blue é o disco de jazz mais vendido de todos os tempos, com marcas superiores a trinta milhões de cópias. Para marcar seu cinquentenário a Sony Music lança uma edição especial com dois CDs e um DVD. O primeiro disco vem com o álbum na íntegra e takes alternativos. O segundo traz outras gravações do sexteto liderado por Miles Davis, entre elas Stella By Starlight (Victor Young/Ned Washington) e Love For Sale (Cole Porter).

MILES DAVIS 3 O DVD, de 81 minutos, inclui o documentário Celebrating a Masterpiece, que fala dos 50 anos de Kind Of Blue (na verdade é uma versão estendida do mini-documentário Made In Heaven, de 2004), The Sound Of Miles Davis, um encontro do quinteto do trompetista (os mesmos músicos que gravaram o disco, menos Bill Evans, substituído por Wynton Kelly) com a orquestra de Gil Evans filmado pela CBS Television em 1959 interpretando So What (de Kind Of Blue), The Duke, Blues For Pablo e New Rhumba (os três do álbum Miles Ahead, de 1957), e galeria de fotos. Trata-se de material valiosíssimo. Celebração à altura da importância de Miles Davis e de Kind Of Blue para a história da música.

Site: www.miles-davis.com

Nenhum comentário: