terça-feira, 21 de abril de 2009

NOTAS MUSICAIS # 5

BILLY BRAGG Nome de ponta da cena indie britânica desde os anos 80, o cantor e compositor Billy Bragg é considerado um dos artistas mais importantes da sua geração, tendo influenciado, entre outros, o Radiohead. O disco mais recente do músico, Mr. Love & Justice, sai agora no Brasil pela Cooking Vinyl/Music Brokers. São doze canções vigorosas que vão da crítica social ao retrato de tragédias dos cidadãos comuns, todas fortes e contundentes. Entre elas I Almost Killed You, Sing Their Souls Back Home, Mr. Love & Justice e The Johnny Carcinogenic Show. Grande trabalho.

TWIGGY Paulistana de 17 anos, Twiggy lança pelo selo Discoberrtas seu primeiro CD. O trabalho, autointitulado, revela uma cantora que já soa madura, mesmo com tão pouca idade (embora ela já tenha dez anos de carreira). Produzido por Andria Busic, do Dr. Sin, o disco traz Twiggy em canções como Olho do Furacão e Escorregadia, de Erasmo Carlos (a primeira  em parceria com os músicos da banda LS jack, a segunda com Rick Ferreira), Ovelha Negra, de Rita Lee, Piggies, de George Harrison, que a cantora gravou especialmente para uma coletânea comemorativa dos 40 anos do Álbum Branco dos Beatles,  também lançada pelo Discobertas, O Nosso Amor a Gente Inventa (Cazuza/João Rebouças/ Rogério Meanda) e Vamos Tirar (dela e José Messias). No momento Twiggy está estudando canto lírico na Alemanha, o que certamente irá aprimorar ainda mais sua arte. Essa amostra já é de primeira linha.

SHE & HIM 1 Zooey Deschanel e Matt Ward se conheceram durante a gravação de uma canção para um filme. Descobriram inúmeras afinidades musicais e decidiram formar o duo She & Him. Lançam agora o disco de estreia, Volume One, que sai pela Merge Records/Music Brokers. Zooey canta e toca piano, e Matt fica com as guitarras e violões. No repertório, canções próprias e inspiradas releituras. Entre o material autoral, belíssimos temas como Sentimental Heart, This Is Not a Test, Change Is Hard e Take It Back, todos da vocalista. As releituras de You Really Got a Hold On Me (Smokey Robinson), I Should Have Known Better (de John Lennon e Paul McCartney, transformada numa deliciosa balada havaiana) e do hino tradicional Swing Low Sweet Chariot são igualmente exemplares. Renovação inteligente no pop americano.

AFFONSO MORAES Sambista dos bons, o paulista Affonso Moraes lança aos 74 anos seu primeiro CD, Já Era Hora, produção independente distribuída pela Tratore, na qual mostra sambas compostos a partir de 1971 em que faz observações curiosas sobre o cotidiano da cidade de São Paulo e outras localidades. Observador astuto, Affonso retrata em linguagem simples a saudade de um amigo que já se foi, o movimento da Praça da Sé, marco zero paulistano, ao meio-dia, o movimento do cais do porto. Além de excelente compositor, Affonso Moraes tem voz deliciosamente suingada. O CD traz, entre outros temas, Cantando Em Dó, Já Era Hora, Cais do Porto, Meio-Dia Na Praça da Sé, Funeral de Sambista e Missão Cumprida. Os filhos do compositor, Álvaro, Bel e Alexandre Cueva, participam do disco. Em Funeral de Sambista, os vocais são da jovem cantora Dandara. Vale conhecer a música de Affonso Moraes.

BIA SION A atriz Bia Sion finalmente traz para o disco o show A Levada do Jazz, que fez enorme sucesso no Rio de Janeiro a partir de 2006, com direção de Anselmo Vasconcellos. O CD sai pelo selo Discobertas, do jornalista e produtor Marcelo Fróes. Acompanhada por Marco Tommaso, Adriano Souza (piano), Dôdo Ferreira (baixo), João Cortez (bateria) e com participações especiais de Roberto Sion (sax em Fever) e David Ganc (flauta em Love For Sale), Bia mostra seu timbre agradável em standards americanos como But Not For Me (George & Ira Gershwin), Cheek To Cheek (Irving Berlin), Love For Sale (Cole Porter), Moon River (Johnny Mercer/Henry Mancini), Blue Moon (Richard Rodgers/ Lorenz Hart), Ain't Misbehavin' (Fats Waller/Harry Brooks) e Embraceable You (de George & Ira Gershwin, aqui em levada de Bossa Nova). Trabalho de qualidade.

PATRICIA TALEM 1 A cantora Patricia Talem estreia em disco com o pé direito. Produzido por Marco da Costa (ganhador do Grammy Latino pelo primeiro álbum de Maria Rita), Sandro Albert e pela própria Patricia, o CD, autointitulado, foi gravado nos estúdios Castle Oaks, em Los Angeles e traz a participação de músicos da banda Yellowjackets e de Arnold McCuller, que foi backing vocal de James Taylor por anos. O repertório é bem selecionado, com canções como Zé Feliz (do fenomenal compositor mineiro Renato Motha), Ludo Real (Chico Buarque/Vinícius Cantuária), Tarde Solar (Flávio Venturini/Alexandre Blasifera), Tardes Castanhas (Renato Motha/Patrícia Lobato), Só de Você (Rita Lee/Roberto de Carvalho) e Você e Eu (Pedro Altério/Rita Altério). Além de ter voz de timbre bastante agradável e ser ótima intérprete, Patricia Talem mostra bom senso ao gravar tanto temas de autores consagrados como de novos compositores. Site: www.patriciatalem.com - MySpace: www.myspace.com/patriciatalem

Nenhum comentário: