domingo, 19 de abril de 2009

MAGOS DAS FUSÕES SONORAS

RETURN TO FOREVER RETURN TO FOREVER 
Return To Forever Returns
Eagle Records/ST2

Um dos melhores grupos de fusion e jazz-rock, o Return To Forever teve oito anos de sólida trajetória, de 1971 a 1978, com discos lendários como Where Have I Known Before (1974) e No Mystery (1975). Passou por várias formações, mas a mais marcante era Chick Corea (piano, teclados), Stanley Clarke (baixo), Al Di Meola (violão, guitarra) e Lenny White (bateria). Também estiveram na banda, entre outros, o baterista Steve Gadd e os brasileiros Flora Purim (voz) e Airto Moreira (percussão).

O som do Return To Forever incorporava elementos do jazz trazidos por Corea, a vitalidade das cordas de Di Meola, então recém saído da Berklee School Of Music, em Boston (uma das mais prestigiadas escolas de música em todo o mundo) e a força do baixo suingado de Clarke, tudo isso somado a ecos de rock progressivo, dada a admiração do pianista e tecladista pelo trio Emerson, Lake & Palmer. Depois que o grupo se dissolveu todos os músicos enveredaram por bem sucedidas trajetórias solo.

RETURN TO FOREVER Em 2008 Corea, Di Meola, Clarke e White resolveram se reagrupar para uma turnê que resultou no CD duplo Return To Forever Returns, gravado ao vivo em Clearwater (Florida), Boston e no festival de jazz de Montreux, Suíça . Mostrando a mesma vitalidade dos anos 70 e enorme competência, os músicos apresentam temas como Vulcan Worlds (Clarke), Song To The Pharaoh Kings (Corea), No Mystery (Corea) e Romantic Warrior (Corea), este em duas versões, uma gravada em Londres durante o BBC Lifetime Achievement. Suingueira e virtuosismo de primeira linha. O tempo para o Return To Forever decididamente não passou.

Nenhum comentário: