segunda-feira, 22 de outubro de 2007

BETHÂNIA EM DOIS TEMPOS


MARIA BETHÂNIA
Pedrinha de Aruanda/Bethânia Bem De Perto
Quitanda/Biscoito Fino



Maria Bethânia é a cantora brasileira com mais registros em DVD, sejam shows ou documentários. Este lançamento duplo - dois discos na mesma embalagem - traz documentários que capturam flagrantes da vida da artista em momentos distintos. Bethânia Bem De Perto, de Silvio Bressane e Eduardo Escorel, produzido em 1966, e Pedrinha de Aruanda, de Andrucha Waddington, rodado em 2006.

Bethânia Bem De Perto foi filmado em preto e branco e tem por subtítulo A Propósito De Um Show. Ao longo de seus 33 minutos, o filme captura andanças, pensamentos e flagrantes de shows de uma Bethânia recém-chegada ao Rio de Janeiro, que começava a se destacar na cena musical pela força do cantar e personalidade ao exprimir idéias. Com a estética do Cinema Novo, ou seja, imagens nervosas, rápidas, com câmera de mão, é documento vivo de uma época importantíssima da cultura nacional. Entre as canções, Deixa (Baden Powell/Vinícius de Moraes), Não Tem Tradução (Noel Rosa), Pra Dizer Adeus (Edu Lobo/Torquato Neto) e Furacão (Jards Macalé/Capinam).


Pedrinha de Aruanda, rodado em cores, mostra momentos distintos de Bethânia: a preparação de um show, a entrada no palco, o relacionamento doce que mantém com a família, homenagem à mãe, Dona Canô, conversas e canções compartilhadas com Caetano Veloso, recordações de vida e carreira através de temas musicais marcantes, a fé. Estão aqui canções como Motriz (Caetano Veloso), Gente Humilde (Garoto/Finícius de Moraes/Chico Buarque), Felicidade (Lupicínio Rodrigues) e Tristeza do Jeca (Angelino de Oliveira). Nos dois filmes, uma constatação: Maria Bethânia é impressionantemente majestosa, seja aos 20 ou aos 60 anos. Trabalhos emocionantes.

Site oficial: www.mariabethania.com.br

Duração total: 33 minutos (Bethânia Bem De Perto), 60 minutos (Pedrinha de Aruanda)
Legendas: português, inglês, espanhol
Áudio: Dolby Digital 5.1, Dolby Digital 2.0
Região 0 (rodam em qualquer aparelho)

Nenhum comentário: