sábado, 6 de outubro de 2007

O VERDADEIRO SOM DO SERTÃO


VIOLA, MINHA VIOLA Vol. 1
Vários Intérpretes
Cultura Marcas/Atração



Um dos mais populares programas musicais da televisão brasileira, o Viola, Minha Viola está no ar há 27 anos, sempre transmitido pela TV Cultura de São Paulo. Estreou em 28 de março de 1980, apresentado inicialmente pelo radialista Moraes Sarmento e pelo cantor e compositor Nonô Basílio (já falecidos). Tem no comando hoje Inezita Barroso, cantora, professora e pesquisadora, maior autoridade em música sertaneja de raiz.

Chega às lojas o primeiro de uma série de DVDs que trarão grandes momentos do Viola, Minha Viola. Estão aqui 21 números musicais extraídos de programas transmitidos entre 1980 e 1982. O repertório é de primeira linha, com clássicos sertanejos como Cabocla Tereza (com os saudosos João Pacífico, Adauto Santos e Nonô Basílio), Boiadeiro Errante (Liu e Léo), O Menino da Porteira (Luizinho, Limeira e Zé Coqueiro), Maior Proeza (Craveiro e Cravinho), Curitibana (Tonico e Tinoco), Beijinho Doce (Irmãs Galvão) e A Majestade, o Pagode (Tião Carreiro e Pardinho).


Inezita Barroso, além de atuar como apresentadora (assumiu o programa ao lado de Moraes Sarmento em 1981; com a morte deste, passou a comandar sozinha), interpreta dois grandes sucessos do seu vasto repertório: Moda da Pinga (Laureano) e Guacyra (Heckel Tavares/Joracy Camargo). O DVD traz como extra um depoimento de Inezita sobre o programa. Documento importantíssimo, retrato vivo da nossa música de raiz. Obrigatório em qualquer acervo.

Duração total: 90 minutos
Extra: depoimento de Inezita Barroso
Áudio: Dolby Digital 2.0
Região 0 (roda em qualquer aparelho)

Nenhum comentário: