sexta-feira, 5 de outubro de 2007

...E O VERSO SE FEZ CANÇÃO


REYNALDO BESSA
Com os Dentes
Independente



Em seu novo trabalho, o cantor e compositor potiguar Reynaldo Bessa encara de frente um desafio e tanto: musicar poemas de grandes autores, peças não concebidas originalmente para receber melodia. Com habilidade e inteligência, Bessa consegue dar um norte melódico a versos até então impossíveis de ser imaginados como canções. O resultado é impressionante.

Com os Dentes foi produzido por Marília de Lima e gravado ao vivo no Villaggio Café, em São Paulo, nos dias 5 e 12 de janeiro de 2007. Acompanhando-se ao violão, Reynaldo Bessa apresenta suas novas 'parcerias' precedido por convidados que interpretam os poemas, como os cantores Zé Guilherme, Dhara e Shirley Espíndola, o poeta Vilmar Silva, o escritor e empresário Raul Corrêa da Silva, a atriz Ana Paula de Faria, a fotógrafa Drika Bourquim e o jornalista Fabian Chacur.


Os poemas selecionados são de origens e épocas as mais distintas possíveis. Entre eles, o contundente E Suma Com Eles (Charles Bukovski), Cartas de Amor (de Fabrício Carpinejar, do qual foi extraído o título do disco), Na Esquina (Alice Ruiz), Cantilena Prévia (Carlos Drummond de Andrade), Tambor (Ricardo Corona), Arranjo de Rouxinol e Gloxíneas (Wilmar Silva) e Hão de Chorar Por Ela Os Cinamomos (Alphonsus de Guimaraens).

Zé Guilherme divide com Bessa os vocais em Cantilena Prévia. O compositor cria para os poemas sambas, bossas, toadas, canções. Os versos leves recebem melodias ligeiras. Os densos são vestidos de atmosfera soturna. Trabalho riquíssimo, onde chama atenção também a mixagem utilizada nos textos declamados, que multiplica vozes e cria efeitos sonoros de impactante resultado. Uma grande obra de arte.

Como adquirir o CD: www.reynaldobessa.com.br

Nenhum comentário: