domingo, 21 de outubro de 2007

MORRE CÉSAR FARIA, CRAQUE DA MÚSICA INSTRUMENTAL DO BRASIL


Morreu neste sábado, no Rio de Janeiro, aos 88 anos, vítima de infarto, o violonista César Faria, um dos mais importantes músicos brasileiros, e pai do compositor Paulinho da Viola. Foi integrante do conjunto Época de Ouro, criado por Jacob do Bandolim nos anos 70. Com a morte de Jacob, em 1969, o Época de Ouro saiu de cena, retornando em 1973 sob o comendo de César Faria e passando a acompanhar Paulinho da Viola em shows e gravações. Independente dos trabalhos com Paulinho, o grupo fez vários discos.


O violonista foi figura de ponta no movimento de preservação do chorinho. César Faria deixou diversos seguidores. Entre eles o neto, João Rabello, filho de Paulinho com Lila, irmã de outro fantástico violonista já falecido, Raphael Rabello. A música popular brasileira fica um pouco mais triste. E inegavelmente mais pobre.

Na foto, o Época de Ouro nos anos 60. Em pé, a partir da esquerda, Jonas Silva, César Faria e Carlinhos Leite. Sentados, Horondino Silva, o Dino Sete Cordas, e o genial Jacob do Bandolim.

Nenhum comentário: