quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

FELIZ 2009! COM MUITA MÚSICA, PAZ, AMOR E ESPERANÇA!

FELIZ ANO NOVO Mais um ano termina e é tempo de agradecer. Agradecer a Você, que sempre me prestigia com sua visita ao ACORDES. Agradecer a Você que está conhecendo o blog agora. Espero que venha sempre! Agradecer aos Artistas por nos brindarem com suas criações, para que possamos aqui indicá-las aos leitores. Agradecer aos Amigos pela força imensa de Sempre!

Que 2009 nos traga sempre Música de Qualidade. Que surjam novos artistas. Que os revelados em 2008 sigam mostrando seus trabalhos com bom nível. Que as grandes gravadoras se conscientizem de que é necessário rever urgentemente as políticas de aproveitamento de elenco e principalmente de preço dos CDs e DVDs para o consumidor final.

FELIZ 2009 Novas tecnologias surgirão, é certo. Muito se fala na massificação da venda de álbuns em pendrives, na volta do vinil, no fim do CD, na estabilização da internet como único meio de venda de arquivos musicais. Seja como for, que a Música de Qualidade sempre tenha espaço. No ACORDES, estarei atento a todos os movimentos e informarei a você, sempre com muita alegria e responsabilidade jornalística. Até 2009!

Toninho Spessoto - Jornalista, Radialista e Produtor Musical

O MELHOR DE 2008 - DVDs INTERNACIONAIS

O segmento de DVDs internacionais foi marcado pelo lançamento de interessantes documentários e grandes concertos. Os destaques para mim foram os documentários sobre Ahmet Ertegun e Johnny Cash e concertos de Christina Aguilera, Kylie Minogue e Brian Wilson.

ATLANTIC RECORDS ATLANTIC RECORDS: THE HOUSE THAT AHMET BUILT - Documentário (Warner) - Este DVD traz o sensacional documentário produzido pela PBS, rede de televisão pública norte-americana, sobre a vida de Ahmet Ertegun (1923-2006), o imigrante turco que criou a Atlantic Records, gravadora que popularizou o rhythm & blues e lançou astros como Ray Charles, The Drifters e Aretha Franklin (que já tinha trabalhos gospel na Columbia, mas se tornou conhecida ao gravar r&b na fábrica de sucessos de Ertegun). O filme mostra que a atuação do executivo foi além das fronteiras do r&b, pois ele teve importância fundamental na carreira de astros como Phil Collins, Eric Clapton, Bette Midler, dos Rolling Stones e do Led Zeppelin. Aula de marketing musical!

Link para a postagem original: http://blogacordes.blogspot.com/2008/02/dirio-de-um-mago.html

BRIAN WILSON BRIAN WILSON - Pet Sounds Live In London (Sanctuary/ Universal) - Quando criou e gravou com os Beach Boys o lendário álbum Pet Sounds, em 1966, Brian Wilson literalmente virou a história da música pop de cabeça para baixo. Demoliu conceitos, estabeleceu novos paradigmas e surpreendeu o mundo ao mostrar que os 'Garotos da Praia' podiam ir muito além do universo de garotas e surf. Desde que enveredou por carreira solo, Brian Wilson vem apresentando periodicamente concertos com o repertório de Pet Sounds. Este DVD, gravado em 2003 no Royal Festival Hall, em Londres, traz o músico, escudado por uma banda que reproduz com perfeição os arranjos e harmonias vocais originais, recriando todos os temas do disco. Uma viagem musical e tanto, da qual vale a pena desfrutar.

Site Oficial: www.brianwilson.com

Link para a postagem original: http://blogacordes.blogspot.com/2008/05/clssico-ao-vivo.html

CHRISTINA AGUILERA CHRISTINA AGUILERA - Back To Basics: Live And Down Under (RCA/Sony BMG) - De todas as cantoras surgidas em sua geração, Christina Aguilera é, disparado, a melhor. Influenciada fortemente por soul e rhythm & blues, adiciona a isso pitadas generosas de latinidad. Este DVD, gravado no ano passado em Sydney, Austrália, traz a intérprete recriando hits de todas as fases da carreira, esbanjando vitalidade e mostrando o vozeirão que lhe permite, entre outras coisas, atingir agudos inimagináveis. Produção luxuosíssima, com direito a uma grande banda e corpo de baile de primeira. Espetáculo primoroso, tanto do ponto de vista musical quanto visual.

Site Oficial: www.christinaaguilera.com

Link para a postagem original: http://blogacordes.blogspot.com/2008/03/dinamite-pura.html

JOHNNY CASH A MÚSICA GOSPEL DE JOHNNY CASH - Documentário (EMI) - Johnny Cash (1932-2003), o insuperável 'homem de preto', ampliou os parâmetros da country music. Ao longo da vida gravou canções soturnas, falando das agruras dos presidiários e de tristeza e solidão. Teve vida conturbada, mas em nenhum momento deixou de professar sua fé. Este documentário, dirigido por Michael Merriman para a televisão americana e apresentado pelo jornalista Dan Rather, mostra os contrapontos de Cash entre vício e fé. O cantor chegou a gravar canções gospel na Columbia (quando esteve na Sun Records, no início de carreira, não teve liberdade para isso). A trajetória cristã de Johnny Cash é mostrada através de depoimentos de amigos, colaboradores e familiares. Na mesma época foi lançado também um CD duplo com material gospel gravado por ele, incluindo registros raríssimos.

Site Oficial: www.johnnycash.com

Link para a postagem original: http://blogacordes.blogspot.com/2008/08/f-do-homem-de-preto.html

KYLIE MINOGUE KYLIE MINOGUE - White Diamond/Homecoming (Parlophone/EMI) - Em maio de 2005 a cantora australiana Kylie Minogue revelou que estava com câncer no seio. Um ano e meio depois, totalmente curada, retomou a turnê Showgirl, um estrondoso sucesso. Este DVD duplo traz um documentário sobre a trajetória de Kylie e um concerto realizado em Sydney, Austrália, no final de 2006. No documentário, entre depoimentos de amigos e músicos, ela fala da vida e carreira e aborda abertamente a questão da doença. No show, mostra estar em plena forma e canta canções de todas as fases da carreira. Nos estras, participações especiais de Bono e da irmã da cantora, Dannii Minogue, em concertos da turnê Showgirl. Espetacular, tanto musical quanto tecnicamente.

Site Oficial: www.kylie.com

Link para a postagem original: http://blogacordes.blogspot.com/2008/02/renasce-uma-estrela.html

O MELHOR DE 2008 - DVDs NACIONAIS

O ano de 2008 marcou a popularização definitiva do DVD. Até mesmo artistas independentes e pequenos selos passaram a se utilizar dessa mídia em larga escala, fato que deve se repetir no próximo ano. Para mim os destaques foram Maria Rita, que finalmente se libertou do estigma da hereditariedade, Mônica Salmaso, livre, leve e solta, Olivia Hime, com um espetáculo emocionante, Silvia Machete e seu bom humor escrachado e o mestre Tom Jobim, em especial da TV Globo.

MARIA RITA MARIA RITA - Samba Meu (Warner) - Quando Maria Rita anunciou no início de 2007 que lançaria um disco de samba, muita gente torceu o nariz. A cantora vinha de um álbum produzido por Lenine que não chegara perto, em termos de qualidade, do trabalho de estréia. Outra dúvida dizia respeito ao fato dela se livrar de uma vez por todas das comparações com a mãe. Pois em Samba Meu, o disco, ela começou a dar provas disso, mas no DVD, gravado no Vivo Rio, a moça se superou. Mostrando vitalidade, charme e descontração mas sem se descuidar da técnica, Maria Rita desfila repertório de sambas, vários de Arlindo Cruz, e canções dos dois primeiros discos. O público foi ao delírio e a turnê que gerou o DVD teve êxito absoluto.

Site Oficial: www.maria-rita.com

Link para a postagem original: http://blogacordes.blogspot.com/2008/09/senhora-do-palco.html

MONICA SALMASO MÔNICA SALMASO - Noites de Gala, Samba na Rua (Biscoito Fino) - Muito se falou a respeito da 'cintura dura' de Mônica Salmaso. Alguns diziam que ela era só técnica, sem nenhuma emoção. Eu mesmo cheguei a escrever isso. Mas em seu primeiro DVD, a cantora se mostra outra. Gravado ao vivo no Teatro Fecap (SP), traz no repertório basicamente canções do CD Noites de Gala, Samba na Rua, todas de Chico Buarque. Acompanhada pelo grupo Pau Brasil, Mônica mostra leveza, graça, delicadeza e descontração. A técnica se mantem suprema, mas o público tem a chance de descobrir uma performer das mais interessantes. Belíssimo trabalho.

Site Oficial: www.monicasalmaso.mus.br

Link para a postagem original: http://blogacordes.blogspot.com/2008/07/e-tcnica-encontrou-emoo.html

OLIVIA HIME OLIVIA HIME - Palavras de Guerra - Ao Vivo (Biscoito Fino) - A voz de Olivia Hime é de uma beleza sem par. Ela canta com emoção e, nos momentos certos, sabe colocar doses precisas de brejeirice. Seu primeiro DVD, gravado ao vivo no teatro do Sesc Santana (SP), tem por base o repertório do CD Palavras de Guerra, somente com canções letradas pelo moçambicano Ruy Guerra com parceiros como Chico Buarque, Francis Hime, Edu Lobo, Carlos Lyra e Sérgio Ricardo. Olivia é acompanhada por um quarteto em que se destaca a harpista Cristina Braga, que mostra também seus dotes simpatissíssimos de cantora. O próprio Ruy Guerra faz participação especial declamando textos em imagens projetadas num telão. Pura emoção.

Link para a postagem original: http://blogacordes.blogspot.com/2008/03/doces-palavras.html

SILVIA MACHETE SILVIA MACHETE - Eu Não Sou Nenhuma Santa (RWR/EMI) - A carioca Silvia Machete tem uma história bastante incomum. Largou tudo no Brasil para ir à Europa seguindo uma trupe circence. Trabalhou também como artista de rua nos Estados Unidos. Essas experiências forjaram uma personalidade artística das mais interessantes. Ela faz o que quer no palco como prova seu primeiro DVD, gravado ao vivo no Na Mata Café, Bar Geni (ambos em SP) e Mistura Fina (Rio). Silvia brinca e provoca a platéia, canta canções próprias - gostosamente safadas - e faz interessantes releituras de clássicos do Guns'n'Roses, Cyndi Lauper e Tammy Wynnette. Recebe como convidados Edu Krieger, Nina Becker, Rubinho Jacobina e Momo.

Site Oficial: www.silviamachete.com

Link para a postagem original: http://blogacordes.blogspot.com/2008/12/histrias-de-uma-mocinha-sem-vergonha.html

TOM JOBIM ANTONIO CARLOS JOBIM - Antonio Brasileiro (Globo Marcas/Jobim Biscoito Fino) - Este DVD traz, na íntegra, o histórico especial Antonio Brasileiro, que Tom Jobim gravou para a TV Globo em 1987, com direção de Roberto Talma. O Maestro Soberano interpreta canções sobre amor, natureza e defesa ecológica, além de contar histórias divertidíssimas. As imagens foram feitas no Rio de Janeiro e Nova York. Como convidados especiais, nada menos que Chico Buarque e Edu Lobo. Nos extras, o encontro de Tom com o saxofonista Gerry Mulligan em 1963 no programa Eyewitness, da rede americana CBS, em que o brasileiro ensina ao americano os fundamentos da Bossa Nova. Obrigatório em qualquer acervo.

Site Oficial: www.tomjobim.com.br

Link para a postagem original: http://blogacordes.blogspot.com/2008/07/soberana-emoo.html

O MELHOR DE 2008 - CDs INTERNACIONAIS

Os lançamentos internacionais em CD tiveram como destaque veteranos em trabalhos exemplares e inovadores. Na minha opinião, os melhores oram apresentados por Brian Wilson, James Taylor e Tom Jones, sempre se reinventando, além do Metallica, que deu a volta por cima, e de David Foster, que amealhou astros para um grande evento beneficente regado a boa música.

BRIAN WILSON BRIAN WILSON - That Lucky Old Sun (Capitol/EMI) - O novo trabalho do gênio criador dos Beach Boys é uma ode aos tempos dourados em que tudo começou. Mas essa homenagem não vem vestida da surf music que os 'Garotos da Praia' faziam, mas sim através de melodias extremamente sofisticadas e grandiloquentes, com letras bem construídas. Brian Wilson segue surpreendendo, para surpresa dos que julgavam que ele estava acabado.

Site Oficial: www.brianwilson.com

Link para a postagem original: http://blogacordes.blogspot.com/2008/10/eterna-genialidade.html

DAVID FOSTER DAVID FOSTER & FRIENDS - You're The Inspiration: The Music Of David Foster & Friends (Reprise/Warner) - Um dos mais criativos compositores e produtores da música pop, David Foster está sempre envolvido com eventos beneficentes, como o concerto presente neste CD/DVD. Realizado em Las Vegas, reuniu grandes nomes do pop que foram produzidos e/ou gravaram canções de Foster, casos de Brian McKnight, Kenny G, Cheryl Lynn, Andrea Bocelli, Celine Dion, Peter Cetera e Michael Bublé. Música de qualidade por uma causa nobre.

Site Oficial: www.davidfoster.com

Link para a postagem original: http://blogacordes.blogspot.com/2008/12/tributo-um-mestre-do-pop.html

JAMES TAYLOR JAMES TAYLOR - Covers (Hear Music/Universal) - James Taylor é um daqueles raros artistas que se apossam de canções alheias como intérpretes e as fazem soar como se fossem deles. Seu novo CD traz apenas releituras, mas a nítida impressão é que foram escritas por ele. São clássicos dos repertórios de, entre outros craques, Smokey Robinson, Leonard Cohen, Buddy Holly, Glen Campbell e Elvis Presley. Verdadeira aula de como trabalhar uma canção, dando a ela novos matizes sem lhe tirar a identidade.

Site Oficial: www.jamestaylor.com

Link para a postagem original: http://blogacordes.blogspot.com/2008/10/identidade-musical.html

METALLICA METALLICA - Death Magnetic (Vertigo/Universal) - Depois da derrapada em St. Anger (2003), que quase pôs fim à banda, o Metallica deu a volta por cima com este álbum, que marcou a estréia do baixista Robert Trujillo, em substituição a Jason Newsted. As canções são impactantes, sejam elas rocks rasgados ou baladas doloridas. A banda mostra que está em plena forma, e promete turnê mundial para 2009 com possibilidades de passar pelo Brasil. Os fãs aguardam ansiosamente.

Site Oficial: www.metallica.com

Link para a postagem original: http://blogacordes.blogspot.com/2008/09/renascido-das-quase-trevas.html

TOM JONES TOM JONES - 24 Hous (S-Curve/EMI) - Aos 68 anos, o galês Tom Jones mostra estar com a voz totalmente em forma neste novo trabalho, cuja sonoridade remete em boa parte aos anos 60, período em que o artista iniciou a carreira. Jones se sai bem tanto em baladas como em temas funkeados ou próximos ao rock e ao blues de raiz. O repertório tem canções do próprio artista e também de Bono Vox e Bruce Springsteen. Repertório de primeira por um mestre do pop.

Site Oficial: www.tomjones.com

Link para a postagem original: http://blogacordes.blogspot.com/2008/12/delcia-sonora.html

O MELHOR DE 2008 - CDs NACIONAIS

Este e os próximos três posts trarão a minha relação dos melhores lançamentos de 2008. Cada categoria trará cinco ítens. Muita coisa boa ficou de fora dessa seleção, mas isso não significa qualquer demérito. O critério é absolutamente pessoal e prima sempre a qualidade. Não há ordem de classificação, todos estão no mesmo nível de excelência. Entre os CDs nacionais, chamou atenção a excepcional qualidade da produção independente, com ótimas cantoras como Iris Salvagnini (que lançou um álbum com criações de Marília Medalha), Paula Mirhan (trabalho em parceria com o violonista Wagner Barbosa, autor de todas as canções) e Daniela Procopio (que lançou CD com arranjos de Eumir Deodato). Vicente Barreto mostrou mais uma vez que sabe se reinventar e Jane Duboc provou novamente o porquê de ser considerada uma das melhores cantoras do Brasil.

IRIS SALVAGNINI IRIS SALVAGNINI - Iris e a Canção de Marília Medalha (Independente) - O trabalho de estréia da cantora paulistana Iris Salvagnini traz apenas composições de Marília Medalha, intérprete que se tornou conhecida na Era de Ouro dos Festivais de MPB. São sambas, bossas e valsas de enorme beleza e repletas de sutilezas, com letras falando de amor sob várias formas. A voz de Iris é algo impressionante, com afinação absoluta e leveza enternecedora. Grande estréia!

Como adquirir o CD: www.tratore.com.br - MySpace: www.myspace.com/irissalvagnini

Link para a postagem original: http://blogacordes.blogspot.com/2008/09/canes-so-diamantes.html 

PAULA MIRHAN PAULA MIRHAN & WAGNER BARBOSA - Amanhecer (BAC Discos) - A cantora e atriz matogrossense Paula Mirhan e o violonista e compositor paranaense Wagner Barbosa se conheceram em São Paulo e passaram a trabalhar juntos. Este é o primeiro disco de ambos. No repertório, somente canções de Barbosa, com melodias refinadas, harmonias intrincadas e letras bem construídas. Disco de extrema qualidade, com a voz firme, bonita, absolutamente afinada e bem colocada de Paula moldando com perfeição as canções de Wagner, violonista de primeira. Um CD encantador!

Como adquirir o CD: www.brasilartecultural.com.br - MySpace: www.myspace.com/paulamirhan e www.myspace.com/wagnerbarbosa

Link para a postagem original: http://blogacordes.blogspot.com/2008/11/arte-do-encontro.html

DANIELA PROCOPIO DANIELA PROCOPIO - Daniela Procopio (RM2 Entretenimento) - Trabalho de estréia da cantora e compositora paulistana Daniela Procopio, teve arranjos assinados por Eumir Deodato (há um de Paulo Moura). No repertório, canções de, entre outros, Carlinhos Brown, Gelson Oliveira, Antonio Villeroy e da própria Daniela. Belíssima voz, com interpretações emocionadas. O CD há havia sido lançado no Japão, com excelente receptividade.

MySpace: www.myspace.com/danielaprocopio

Link para a postagem original: http://blogacordes.blogspot.com/2008/02/o-mgico-ato-de-cantar.html 

VICENTE BARRETO VICENTE BARRETO - Vicente (Koala Records/Lua Music) - O cantor e compositor baiano Vicente Barreto tem a habilidade de se reinventar a cada disco. Não há dois trabalhos do artista com a mesma cara. Aqui, parcerias com, entre outros, Zeh Rocha, Celso Viáfora, Paulo César Pinheiro. As canções falam da situação do país, do ofício de ser músico, da cultura afro. Além da beleza dos temas, a se destacar a qualidade dos arranjos. A produção é do percussionista Marco Bosco. O CD sai simultaneamente no Brasil e no Japão.

Site Oficial: www.vicentebarreto.com.br

Link para a postagem original: http://blogacordes.blogspot.com/2008/12/artesanato-musical.html 

JANE DUBOC JANE DUBOC - Canção da Espera (Biscoito Fino) - Uma das melhores cantoras brasileiras de todos os tempos, a paraente Jane Duboc traz em seu novo disco apenas canções de Egberto Gismonti, músico com quem tem estreita ligação desde o início da carreira. São temas ricos e sofisticados, emoldurados com perfeição pela voz cristalina da intérprete. Participações especiais de Jay Vaquer, Olivia Byington e Pery Ribeiro. Um dos melhores discos de Jane Duboc.

Site Oficial: www.janeduboc.com.br

Link para a postagem original: http://blogacordes.blogspot.com/2008/11/voz-das-canes.html

terça-feira, 30 de dezembro de 2008

AMOR À TERRA

JUCA NOVAES JUCA NOVAES
Aldeia
Lua do Brasil Discos


Num mundo repleto de incompreensão, esquecimento e desamor, é estimulante encontrar um trabalho dedicado às origens. O cantor e compositor Juca Novaes, integrante dos Trovadores Urbanos, traz em Aldeia canções que reverenciam sua cidade natal, Avaré, no interior de São Paulo.

Todas as canções são, em exceção, tocantes. Interpretadas individualmente, em duos ou grupos por Juca (foto), Lucila Novaes, Bruna Caram, Margarida Piedade Novaes (mãe de Juca e Lucila e avó de Bruna), José Domingos, Kleber Silveira e Flores, pelos grupos Fruto Primeiro e Trovadores Urbanos e pelo duo Tenores do Brasil, falam de lugares pitorescos da cidade, da sensação de viver e ter crescido ali, de personalidades nascidas em Avaré. Entre os temas estão Estação de Avaré (Nicias de Azevedo), Avaré (Juca Novaes), Cidades (Mãe) (Juca Novaes/Edu Santhana), Como Era Bom (Juca Novaes/Ruth London), Djanira (de Juca Novaes e Edu Santhana, em homenagem á pintora Djanira, nascida na cidade) e o Hino de Avaré (José Benedito Camargo/Djalma Noronha). A produção visual é da artista plástica Rosane Gauss. Simples, bonito e emocionante. Quem, como eu, conhece Avaré, pode atestar: homenagem justíssima!

Como adquirir o CD: luadobrasildiscos@gmail.com

AS AVENTURAS DO REI DA PILANTRAGEM

DEZ! NOTA DEZ! EU SOU CARLOS IMPERIALDEZ! NOTA DEZ! EU SOU CARLOS IMPERIAL
Denilson Monteiro
Matrix Editora


Carlos Imperial
(1935-1992), jornalista, compositor, cineasta, produtor musical e teatral, foi uma das figuras mais interessantes da cena cultural brasileira dos anos 60, 70 e 80. Marqueteiro nato, criou pérolas mirabolantes para promover suas atividades. Como se não bastasse, ajudou a implantar definitivamente o rock e seus derivados, como twist e iê-iê-iê. Foi também talentoso apresentador de televisão e político combativo, além de boêmio e mulherengo confesso.

CARLOS IMPERIAL A vida conturbada e nunca desinteressante do 'Rei da Pilantragem', como ele mesmo se rotulava, está retratada no livro Dez! Nota Dez! Eu Sou Carlos Imperial, do pesquisador Denilson Monteiro. Ao longo de 395 páginas, com riqueza de detalhes o autor traça um perfil de Imperial, ajudando a atenuar a fama de fanfarrão do biografado. Por mais que ele tivesse essa imagem, era uma pessoa extremamente doce, que não media esforços para ajudar a quem precisasse. Foi Imperial o responsável pelo início de carreira de Roberto Carlos, Erasmo Carlos, Elis Regina e Wilson Simonal, entre muitos outros. Extremamente bem escrita, a obra tem como reforço extenso material fotográfico. Em tempo: o título se refere parte ao bordão que Imperial criou quando divulgava as notas das Escolas de Samba cariocas, parte ao modo como se apresentava às pessoas. 

segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

NASCIMENTO DE UM MITO

ROD STEWARTROD STEWART
Fundamentals
Leader Music/ST2 Music


Esta interessante compilação traz gravações do inglês Rod Stewart feitas antes dele começar a trabalhar com o guitarrista Jeff Beck e em seguida entrar para a banda Small Faces (que passaria a se chamar apenas Faces depois do seu ingresso). Mostram o cantor fortemente influenciado pelo pop americano, notadamente o Brill Building Sound (canções produzidas por encomenda em escritórios de fornecimento de repertório para artistas e gravadoras, situados no lendário Edifício Brill, em plena Broadway), e também por country e blues.

Pouco depois dessas gravações, datadas de meados dos anos 60, Rod começou a trabalhar com a Brian Auger Trinity, passando pelos Steampackets, se juntando ao The Jeff Beck Group e indo finalmente para o Faces. São registros de elevado valor histórico, que documentam o início da formação de uma das mais interessantes personalidades musicais do pop. Entre os temas estão Don't Tell Nobody, Red Ball Room, Wide Eyed Girl, I Just Got Some e Bright Lights, Big City. Vale a audição.

Site Oficial: www.rodstewart.com

LINGUAGEM UNIVERSAL

JOYCEJOYCE
Ao Vivo
RWR/EMI


Figura de ponta da MPB há quatro décadas, Joyce foi e é musa dos que apreciam belas canções. Melodista de primeira e violonista das mais técnicas, tem a qualidade e a habilidade de sempre se renovar, buscando novas soluções harmônicas e extraindo matizes inesperados nos acordes do instrumento. Seu segundo DVD é prova disso. Gravado em setembro no Teatro Fecap (SP), com direção de Roberto de Oliveira (gravação) e Túlio Feliciano (show), traz um time de músicos de primeira: Rodolfo Stroeter (baixo), Lula Galvão (violão) e Tutty Moreno (bateria). Joyce assina a direção musical,num show que transita livremente por música popular brasileira e jazz.

No repertório, temas próprios de várias fases da carreira, casos de E Era Copacabana (parceria com Carlos Lyra), Samba de Mulher (dela e Léa Freire), Monsieur Binot, O Chinês e a Bicicleta, Da Cor Brasileira (letra de Ana Terra), Feminina, Samba da Zona e a sempre terna Clareana. Recebe como convidados especiais Leila Pinheiro (em Revendo Amigos), Dori Caymmi (Essa Mulher, parceria com Ana Terra), João Donato (E Passa o Carrossel e No Fundo Do Mar, ambas da dupla), Francis Hime (Cinema Brasil, parceria deles), Zé Renato (Pra Você Gostar de Mim, também parceria do duo), Roberto Menescal (Madame Quer Sambar, de Joyce, Menescal e Carlos Lyra), Mônica Salmaso (numa deslumbrante releitura para Mistérios, de Joyce e Maurício Maestro) e as filhas Ana Martins e Clara Moreno (que inspiraram Clareana, aqui cantando com a mãe o samba Mulheres do Brasil). Elegia à simplicidade. Também em CD.

Duração total: 100 minutos
Extras: depoimento, números musicais adicionais
Áudio: DTS, Dolby Digital 5.1, Dolby Digital 2.0
Região 0 (roda em qualquer aparelho)

domingo, 28 de dezembro de 2008

EXALTAÇÃO À SIMPLICIDADE

KANAKANA
Imigrante
Koala Records - Japão


Cantora e compositora japonesa radicada no Brasil, Kana lança seu terceiro CD, Imigrante, o primeiro pela Koala Records, gravadora criada pelo músico brasileiro Vasco Debritto, radicado no Japão, produtor e arranjador do trabalho. Gravado em Campinas, São Paulo, Rio de Janeiro e Montevidéu, o disco traz a artista cada vez mais integrada à cena musical do país. O repertório tem bossa, bolero, samba, balada e xote, todos com melodias bem construídas e inventivas do ponto de vista harmônico. Os parceiros de Kana são Léo Nogueira e Vasco Debritto.

KANA Ela assina, entre outros temas, Espiral (com Léo Nogueira), Coração (com Nogueira e Vasco Debritto) e Um Samba a Mais (também com Nogueira). Entre as canções de outros autores estão Coisas do Brasil (Guilherme Arantes/ Nelson Motta), A Paz (João Donato/Gilberto Gil), ambas em belas releituras, as inéditas Imigrante - Um Baião Donatiano (Vasco Debritto/Léo Nogueira) e Metáfora (Tavito/Léo Nogueira), e um tema bilingue (japonês/português), Guarida (Debritto/Nogueira). O CD tem participações especiais de Zeca Baleiro ( em O Primeiro Passo, de Léo Nogueira), Tavito (Metáfora), Vasco Debritto (Guarida) e da cantora uruguaia Samantha Navarro (Cidade do Vento, de Kana e Léo Nogueira). A voz doce de Kana e o leve sotaque japonês dão ao repertório, belo e consistente por si só, graça toda especial. Simples e bonito. O CD sairá em breve no Brasil.

MySpace: www.myspace.com/kanadobrasil

A ARTE DO ENCONTRO

TOQUINHO e MPB4TOQUINHO & MPB4
40 Anos de Música
Biscoito Fino


Há tempos Toquinho e o MPB4 vêm se apresentando juntos, em espetáculos pautados por grandes canções e competência de sobra. Em setembro os artistas gravaram CD e DVD ao vivo no Teatro Fecap, em São Paulo. O CD já está nas lojas e o DVD virá no início de 2009. Diante de platéias entusiasmadas, o violonista, cantor e compositor paulistano e o quarteto fluminense mostram clássicos dos respectivos repertórios e sucessos da música brasileira de várias épocas.

O MPB4 - Magro Whagabi, Aquiles Reis, Miltinho Santos e Dalmo Medeiros - e Toquinho fazem números solo e em conjunto. O quarteto apresenta as vocalizações esmeradas de costume em temas como Faz Parte Do Meu Show (Cazuza/Renato Ladeira), De Frente Pro Crime (João Bosco/Aldir Blanc), Canto Triste (Edu Lobo/ Vinícius de Moraes) e Iolanda (Pablo Milanés/versão de Chico Buarque). Toquinho apresenta ao violão, entre outros, Jesus Alegria dos Homens (Bach) e Bachianinha no. 1 (Paulinho Nogueira), em homenagem ao mestre Paulinho Nogueira, Modinha e Se Todos Fossem Iguais a Você (ambos de Tom Jobim e Vinícius de Moraes). E canta um pot pourri inusitado, com Me Chama (Lobão) e Nada Por Mim (Herbert Vianna/Paula Toller) Juntos, interpretam Quem Te Viu, Quem Te Vê (Chico Buarque), Samba Pra Vinícius (Toquinho/Chico Buarque), Tarde Em Itapoã (Toquinho/Vinícius de Moraes) e Roda Viva (Chico Buarque). Reunião de craques.

Sites Oficiais: www.circuitomusical.com (Toquinho) e www.mpb4.com.br

sábado, 27 de dezembro de 2008

NO PAPO DE MÚSICO, A VOZ DE BRUNA CARAM

M4031M-4209 Neste domingo, 28 de dezembro, o PAPO DE MÚSICO, programa produzido e apresentado pelo jornalista, radialista e produtor musical Toninho Spessoto na USP FM, trará a reapresentação da entrevista com a cantora BRUNA CARAM. O programa foi gravado no SL Music Hall, espaço de eventos do Souza Lima Ensino de Música, em São Paulo.

BRUNA CARAM e TONINHO SPESSOTO 2 Acompanhada ao piano por Anderson Toledo, BRUNA CARAM interpreta canções de seu primeiro CD, Essa Menina, entre elas Signo de Câncer, Palavras do Coração e a própria Essa Menina, além de belíssimas releituras para Outra Vez e Canário do Reino, sucessos nas vozes de Roberto Carlos e Tim Maia, respectivamente. Em animado papo com Toninho Spessoto, conta curiosidades da vida e carreira. Vale a pena conferir!

Site Oficial: www.brunacaram.com.br

PAPO DE MÚSICO 4 PAPO DE MÚSICO - domingos, das 14 às 15 horas, pela USP FM
Produção e Apresentação: Toninho Spessoto
Convidada em 28 de Dezembro: BRUNA CARAM

USP FM 
93,7 MHz - São Paulo
107,9 MHz - Ribeirão Preto

www.radio.usp.br

Apoio Cultural: www.papodemusico.blogspot.com e Revista Baixo Brasil - www.revistabaixobrasil.com.br

SHOWS HISTÓRICOS DOS DOORS SÃO LANÇADOS EM EDIÇÃO OFICIAL

THE DOORS
Live At The Matrix 1967
Rhino/Warner


As lendárias apresentações do quarteto The Doors no Matrix, em São Francisco, realizadas em 7 e 10 de março de 1967, há muito frequentava as coleções dos fãs através de edições piratas. Agora os concertos ganham versão oficial via Rhino/Warner, em CD duplo.

Com áudio remasterizado, os shows trazem canções de The Doors, primeiro disco da banda, entre elas a bossa Break On Through e Light My Fire, e adiantam o que viria no trabalho seguinte, Strange Days, que sairia naquele ano, casos de People Are Strange e When The Music's Over. As apresentações aconteceram no momento em que Jim Morrison, Ray Manzarek, John Densmore e Robby Krieger afiavam sua identidade sonora. Registros importantes de uma das maiores e mais emblemáticas bandas da história do rock.

THE DOORS Live At The Matrix 1967 chega ao mercado às vésperas do lançamento do aguardado documentário When You're Strange, do diretor Tom DiCillo, que terá sua primeira exibição em 17 de janeiro, no Sundance Film Festival, evento criado pelo ator e diretor Robert Redford e que acontece anualmente em Park City, Utah. No filme, a história dos Doors é mostrada através de vasto arquivo de imagens, algumas inéditas, e de análises aprofundadas feitas por músicos, jornalistas, radialistas e pelos próprios integrantes da banda. A idéia é mostrar a importância do quarteto de modo o mais isento possível. When You're Strange tem como uma das produtoras a gravadora Rhino e será exibido nos cinemas, com lançamento posterior em DVD.

Site Oficial: www.thedoors.com

ASA DE ÁGUIA COMEMORA 20 ANOS DE CARREIRA COM NOVOS CD E DVD

ASA DE ÁGUIAASA DE ÁGUIA
Asa 20 Anos - Turnê Comemorativa
Som Livre


A banda baiana Asa de Águia, uma das precursoras da axé music, está comemorando 20 anos de carreira. Para marcar a data, lança DVD duplo e CD gravados ao vivo em shows especiais realizados nas cidades de Salvador, Natal, Brasília, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e São Paulo.

O grupo, liderado pelo cantor e compositor Durval Lelys, mostra temas como Quebra Aê, Gladiador, Te Dar Meu Mundo, Poder da Sedução, A Lenda, A Gente Pede Festa e Bota Pra Ferver. Participações especiais de André Lelys (em Diz Que Me Ama), Alexandre Peixe (Não Vale a Pena Te Esquecer) e Ivete Sangalo (Farrauê e Além Mar). Como extra do DVD, o making of dos shows. 

CD DO RAPPA GANHA VERSÃO EM NOVO FORMATO

O RAPPA Sete Vezes, o mais recente CD da banda O Rappa, lançado pela Warner há três meses, ganha reedição em novo formato, o MVI. Na verdade, trata-se de um DVD Áudio, que pode ser rodado tanto em aparelhos de DVD convencionais quanto em drives de computador (não pode ser reproduzido em aparelhos de CD convencionais).

O conteúdo é variado. Traz todas as faixas do CD em áudio DTS, Dolby Digital 5.1 e PCM 2.0, making of das gravações do álbum, clipe de Monstro Invisível e galeria de fotos. Na área acessável apenas em computadores estão ringtones das canções Documento, Fininho da Vida e Vários Holofotes, cifras para violão, wallpapers e descanso de tela. Roda tanto em PC quando Mcintosh. Fãs do Rappa e aficionados por tecnologia vão se divertir.

Site Oficial: www.orappa.com



O Rappa em Monstro Invisível (O Rappa), do álbum Sete Vezes

sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

MORRE EM NOVA YORK A CANTORA E ATRIZ EARTHA KITT

Morreu nesta quinta-feira, 25 de dezembro, em Nova York, a cantora e atriz norte-americana Eartha Kitt, aos 81 anos, vítima de câncer no intestino. A estrela lutava contra a doença há alguns meses. Eartha Kitt tornou-se conhecida a partir dos anos 50, graças a releituras de standards como Smoke Gets In Your Eyes e C'est Si Bon.

Lançou também sucessos como I Want To Be Evil, Santa Baby, regravado por Madonna e Kylie Minogue e, nos anos 80, frequentou os hit parades de todo o mundo com o hit disco Where Is My Man. Como atriz, Eartha Kitt alcançou fama ao viver a Mulher-Gato do seriado Batman, na década de 60, em que contracenou com Adam West, Burt Ward, Cesar Romero e Burgess Meredith, entre outros atores.



Eartha Kitt canta Where Is My Man, sucesso nos anos 80

DELÍCIA SONORA

TOM JONESTOM JONES
24 Hours
S-Curve/EMI


O galês Tom Jones tem uma das vozes mais impressionantes da história do pop. Aos 68 anos continua cantando de modo avassalador, sem medo de notas mais agudas e com um suíngue e charme irresistíveis. 24 Hours, seu novo álbum, traz canções próprias e material criado por Bono Vox e Bruce Springsteen. A sonoridade lembra em boa parte os anos 60.

Entre as criações do próprio Tom Jones, baladas deliciosas como If He Should Ever Leave You, We Got Love e The Road (que remete à atmosfera dos primeiros discos do artista), e a suingada Feels Like Music. Bono assina Sugar Daddy, parceria com The Edge, e Bruce Springsteen comparece com The Hitter. Música pop de qualidade, a cargo de um cantor de verdade. Sensacional!

Site Oficial: www.tomjones.com

AS NOVAS AVENTURAS DO REI DE RAMOS

ELYMAR SANTOSELYMAR SANTOS
Guerreiro Sonhador
Som Livre


Elymar Santos surpreendeu todo mundo quando, em 1985, alugou o Canecão para um show em que pretendia lançar definitivamente sua carreira de cantor (antes, em 1972, gravara um compacto). Uma loucura, na opinião de amigos e parentes. Mas uma loucura que deu certo, visto que a inusitada ação chamou a atenção da mídia de todo o Brasil, transformando o cantor carioca em celebridade da noite para o dia. Hoje Elymar é um ídolo popular, inegavelmente.

Seu novo DVD foi gravado justamente onde tudo começou, ou seja, o Canecão. Diante de uma platéia pra lá de animada, o artista recria sucessos e clássicos da MPB. Entre as canções estão Escancarando de Vez (Paulo Sérgio Valle/Mauro Motta), Sonhos De Um Palhaço (Sérgio Sá/Antonio Marcos), Bastidores (Chico Buarque), Meus Tempos de Criança (Ataulfo Alves), Fera Solta (Gilson/Villanova) e Romaria (Renato Teixeira). Participações especiais de Elba Ramalho (em De Volta Pro Aconchego, de Nando Cordel e Dominguinhos, e O Forró é Bom Em Qualquer Lugar, de Elymar Santos e Anna Fernandez) e Claudya (em Apelo, de Baden Powell e Vinícius de Moraes, e Não Chores Por Mim Argentina, versão de Victor Berbara para Don't Cry For Me Argentina, da ópera-rock Evita, de Andrew Lloyd Webber e Tim Rice; Claudya foi a estrela da montegem brasileira do musical e Elymar interpretava Che Guevara). Entre os extras. pot pourri com Soy Latino Americano (Zé Rodrix) e La Bamba (canção tradicional mexicana adaptada por Ritchie Valens). Também em CD.

Duração total: 120 minutos
Extras: clipe dedicado à escola de samba Imperatriz Leopoldinense, números musicais extras, texto de Arthur da Távola interpretado por Haroldo Costa, depoimentos
Legendas: português
Áudio: Dolby Digital 5.1, Dolby Digital 2.0
Região 0 (roda em qualquer aparelho)

quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

COM O SOUL NA ALMA

SEALSEAL
Soul
Warner


O inglês Seal é um dos mais extraordinários cantores de todos os tempos. Depois de vários trabalhos autorais, lança um álbum com releituras de clássicos da soul music. O trabalho, sétimo do artista e produzido pelo craque David Foster, é magnífico, todas as faixas merecem figurar em qualquer antologia soul.

O repertório, de primeira linha, tem standards como It's a Man's Man's Man's World (James Brown), Knock On Wood (Eddie Floyd), People Get Ready (de Curtis Mayfield, sucesso com o autor e também com Rod Stewart e Jeff Beck), A Change Is Gomma Come (Sam Cooke), Here I Am (Come And Take Me) (Al Green), I've Been Loving You Too Long (Otis Redding) e If You Don't Know Me By Now (de Kenny Gamble e Leon Huff, hit primeiramente com Harold Melvin & The Blue Notes e depois com o Simply Red). A voz privilegiada de Seal e emocionadas interpretações dão ao álbum sabor especial. Um dos grandes discos de 2008. 

Site Oficial: www.seal.com



Seal interpreta o clássico It's a Man's Man's Man's World, de James Brown

NO FORA DE SÉRIE, RELEITURAS POP PARA CLÁSSICOS NATALINOS

COUPLE COFFEE O Especial de Natal do FORA DE SÉRIE, programa produzido e apresentado pelo jornalista, radialista e produtor musical Toninho Spessoto na USP FM traz nesta quinta, 25 de dezembro, clássicos natalinos em releituras pop, com intérpretes como Elvis Presley, Kylie Minogue, Elton John, Diana Ross, Bing Crosby e o duo brasileiro radicado em Portugal Couple Coffee (foto), formado pela cantora Luanda Cozzetti e pelo guitarrista Norton Daiello. Confira o repertório:

WHITE CHRISTMAS – Elvis Presley & Amy Grant
BLUE CHRISTMAS – Elvis Presley & Martina McBride
O COME ALL YE FAITHFUL – Elvis Presley & Olivia Newton-John
THE FIRST NOEL – Elvis Presley
WINTER WONDERLAND – Elvis Presley
CHRISTMAS TREE – Bryan Adams
LAST CHRISTMAS – Wham!
SANTA BABY – Kylie Minogue
STEP INTO CHRISTMAS – Elton John
MERRY CHRISTMAS EVERYBODY – Slade
MARY’S BOY CHILD – Boney M
O LITTLE TOWN OF BETHLEHEM – Couple Coffee
BRAND NEW CHRISTMAS – Hot Chocolate
SANTA CLAUS IS COMING TO TOWN – Diana Ross & The Supremes
BABY IT’S COLD OUTSIDE – Dean Martin & Martina McBride
WHITE CHRISTMAS – Bing Crosby

FORA_DE_SERIE FORA DE SÉRIE
Produção e Apresentação: TONINHO SPESSOTO
No ar todas as quintas às 21 horas pela USP FM
93,7 MHz (São Paulo)
107,9 MHz (Ribeirão Preto)
www.radio.usp.br

terça-feira, 23 de dezembro de 2008

OS SONS DE MOSKA

ZOOMBIDOZOOMBIDO: PARA SE FAZER UMA CANÇÃO - VOLUME 1
Vários Intérpretes
Biscoito Fino


A série Zoombido, produzida e apresentada por Paulinho Moska desde 2006 no Canal Brasil, celebra o cantautor, ou seja, aquele que compõe e interpreta suas criações. Em ambiente intimista, o anfitrião recebe grandes nomes da MPB para uma conversa agradável, regada a boa música. O CD com a primeira temporada traz como convidados Lenine, Zeca Baleiro, Mart'nália, Chico César, Zeca Pagodinho e Pedro Luís. Cada artista interpreta um tema sozinho e outro em dueto com Moska.

As canções são Do It (com Lenine), Relampiano (Lenine e Moska, parceria dos dois), A Rosa Impúrpura do Caicó (Chico César), Tambor (Chico César e Moska), Cigarro (Zeca Baleiro), Você Só Pensa Em Grana (Baleiro e Moska), Benditas (Mart'nália), Entretanto (Mart'nália e Moska), Soul (Pedro Luís), Parte Coração (Pedro Luís e Moska), Estrela (Zeca Pagodinho) e Maneiras (Zeca Pagodinho e Moska).

PAULINHO MOSKA Fechando o repertório, Para Se Fazer Uma Canção, criação coletiva de Moska (que a interpreta) e de artistas que participaram da temporada de estréia de Zoombido. O anfitrião iniciou a canção e a cada programa os convidados foram acrescentando um verso. Os autores são Moska, Vander Lee, Pedro Luís, Celso Fonseca, Frejat, Zé Renato, Leoni, André Abujamra, Jorge Vercillo, Joyce, Gilberto Gil, Toni Garrido, Mart'nália, Otto, Zélia Duncan, George Israel, Oswaldo Montenegro, Zeca Baleiro, Nando Reis, Jorge Mautner, Lenine, Sérgio Dias, Flávio Venturini, Isabella Taviani, Vitor Ramil e Chico César. Simples, bonito e criativo.

COLETÂNEA TRAZ SUCESSOS ROMÂNTICOS DE CELINE DION

CELINE DIONCELINE DION
My Love - Essential Collection
Globo Sony BMG/Som Livre


O CD My Love - Essential Collection reune todos os êxitos românticos da cantora canadense Celine Dion. O repertório tem dezessete hits, entre eles Because You Loved Me (do filme Íntimo e Pessoal), The Power Of Love (que foi gravada em português por Rosana como O Amor e o Poder), My Heart Will Go On (tema de Titanic, que ganhou o Oscar de Melhor Canção em 1997 para James Horner e Will Jennings), Beauty And The Beast (do desenho animado A Bela e a Fera, dueto com Peabo Bryson), It's All Coming Back To Me Now, All By Myself (êxito também com o autor, Eric Carmen), That's The Way It Is, A New Day Has Come e I Drove All Night (gravada originalmente pelo inigualável Roy Orbison). Indicado principalmente para quem não têm os discos originais de Celine.

Site Oficial: www.celinedion.com

Clique aqui e veja o clipe de Beaty And The Beast, com Celine Dion e Peabo Bryson

segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

RARIDADE DE MÔNICA SALMASO E PAULO BELLINATI É REEDITADA NOS STATES

PAULO BELINATTI e MÔNICA SALMASO A gravadora norte-americana GSP Recordings, especializada em trabalhos com violonistas e guitarristas, reeditou no mercado norte-americano uma obra-prima da música brasileira há um bom tempo fora de catálogo por aqui: Afro-Sambas, com Paulo Bellinati e Mônica Salmaso, editado originalmente pelo selo Pau Brasil em 1995 e relançado pouco depois pela Atração. Trata-se de um dos primeiros discos com participação de Mônica Salmaso, que antes gravara um trabalho com Eduardo Gudin. Ela e o violonista Paulo Bellinati apresentam leitura de impactante beleza dos afro-sambas criados por Baden Powell e Vinícius de Moraes.

A voz precisa da cantora e a pegada jazzística do violão de Bellinati dão aos afro-sambas inusitadas cores. Entre os temas estão Canto de Ossanha, Consolação, Bocochê, Canto de Iemanjá, Lamento de Exu, Cordão de Ouro, Berimbau. O CD pode ser obtido por importação em lojas especializadas. Há alguns exemplares na Livraria da Vila, em São Paulo (www.livrariadavila.com.br). Já é hora de alguma gravadora nacional reeditar essa preciosidade...

JAMES BLUNT FAZ SHOWS NO BRASIL E TEM CD RELANÇADO EM EDIÇÃO ESPECIAL

JAMES BLUNT O cantor e compositor inglês James Blunt se apresentará no Brasil em janeiro, abrindo os shows de Elton John no Rio e São Paulo e em espetáculos solo em Porto Alegre e na capital paulista. Os concertos de Elton John serão nos dias 17 (Arena Anhembi, São Paulo) e 19 (Praça da Apoteose, Rio). As apresentações solo acontecerão nos dias 27 (Pepsi On Stage, Porto Alegre) e 29 (Via Funchal, São Paulo). Os ingressos para o show solo em São Paulo já estão à venda (informações no www.viafunchal.com.br).

JAMES BLUNT James Blunt tem dois discos lançados e alcançou sucesso em todo o mundo com as canções You're Beautiful, Carry You Home e Same Mistake. Seu trabalho mais recente, All The Lost Souls, acaba de ser reeditado pela Warner. Na nova versão, o álbum traz faixas ao vivo e um dueto com Laura Pausini, Primavera In Anticipo (It's My Song), também faixa-título do mais recente disco da cantora italiana, e vem acompanhado de um DVD bônus com faixas gravadas ao vivo nos estúdios Abbey Road, em Londres, registros de shows em Paris, Sydney e Ibiza, clipes, documentário e making of de alguns vídeos.

Site Oficial: www.jamesblunt.com