domingo, 17 de fevereiro de 2008

DIÁRIO DE UM MAGO


ATLANTIC RECORDS: THE HOUSE THAT AHMET BUILT
Documentário
Warner Music Vision


Ahmet Ertegun (1923-2006) é um dos executivos mais importantes da história da música. Em 1947 esse imigrante turco criou, com o irmão Nesuhi, a Atlantic Records, gravadora que traria para o mainstream o som do rhythm & blues, que até então era restrito às comunidades negras de Chicago e Nova York. Durante muitos anos os dois e o produtor Jerry Wexler descobriram talentos e produziram discos espetaculares. Entre os artistas revelados na Atlantic estão Ray Charles, The Drifters e Aretha Franklin (ela tinha trabalhos anteriores na Columbia, mas foi na gravadora dos irmãos Ertegun que se transformou em estrela).

Além da atuação no terreno do rhythm & blues, Ahmet Ertegun teve na Atlantic pop e rock de qualidade com nomes como Phil Collins, Bette Midler, Rolling Stones, Led Zeppelin. Era um profissional de extraordinário talento e uma figura de carisma impressionante. Tive o privilégio de conhecê-lo em 1998 no Midem, maior feira de música do mundo, que acontece anualmente em Cannes, França. Ele estava sendo homenageado por seu grande amigo Claude Nobs, criador do festival de jazz de Montreux, Suíça. Ahmet Ertegun morreu no final de 2006 em consequência de uma queda sofrida nos bastidores do Beacon Theatre, em Nova York, durante um concerto dos Rolling Stones.


Este DVD traz o documentário Atlantic Records: The House That Ahmet Built, produzido pela PBS, rede de televisão pública dos Estados Unidos. Ao longo de duas horas, a história da gravadora e de Ahmet Ertegun é contada em detalhes através de imagens de arquivo e trechos de entrevistas e conversas do executivo com artistas que com ele trabalharam como Phil Collins, Mick Jagger, Robert Plant, Jimmy Page, Aretha Franklin e Solomon Burke. Uma exemplar aula de música.

Duração total: 120 minutos
Legendas: português, inglês, francês, espanhol
Áudio: Dolby Digital 2.0
Região 4 (roda somente em aparelhos formatados para uso no Brasil)

Nenhum comentário: