sábado, 26 de julho de 2008

SOBERANA EMOÇÃO

ANTONIO CARLOS JOBIM
Antonio Brasileiro
Globo Marcas/Jobim Biscoito Fino

A genialidade de Antonio Carlos Brasileiro de Almeida Jobim, nosso Maestro Soberano, está mais latente que nunca no DVD Antonio Brasileiro, que traz, na íntegra, o histórico especial do compositor feito para a TV Globo em 1987. Dirigido por Roberto Talma, o programa mostra Tom Jobim falando de música, ecologia e natureza, interpretando canções maravilhosas e recebendo amigos mais que especiais.

O repertório é de primeira linha. Sozinho, o maestro interpreta Two Kites, Saudade do Brasil e Luiza. Com a Banda Nova, que o acompanhou nos últimos anos de atividade, faz Samba do Avião, Bebel e Borzeguim, esta em clipe de animação. Joyce e o pianista Gilson Peranzzetta transformam Insensatez num blues em belíssima leitura (naquele ano, a cantora, compositora e violonista lançou Tom Jobim - Os Anos 60, disco somente com canções do Maestro). Marina Lima, linda e sensual, divide com o anfitrião a deslumbrante Lígia. Gal Costa e Jobim cantam Dindi. Paula Morelembaum, o violoncelista Jaques Morelembaum e Paulo Jobim, ao violão, revivem a Bachiana Brasileira no. 5, de Heitor Villa-Lobos, um dos grandes mestres de Tom, que declama trechos da Elegia, de Carlos Drummond de Andrade. Caetano Veloso canta Eu Sei Que Vou Te Amar.

Há, também, as participações iluminadas de Edu Lobo e Chico Buarque. Tom e Chico cantam o bolero Anos Dourados, deles. Chico, Edu e Tom fazem uma leitura deslumbrante de Choro Bandido, dos dois primeiros.  Como extra, o encontro de Tom Jobim com o saxofonista Gerry Mulligan em 1963, numa entrevista para o programa CBS Eyewitness, da rede americana CBS, em que Tom define a importância da Bossa Nova para o repórter e ensina a Mulligan a harmonia do Samba De Uma Nota Só. Antonio Brasileiro é um documento de inestimável valor artístico.

Site oficial: www.tomjobim.com.br

Duração total: 70 minutos
Extra: entrevista com Tom Jobim e Gerry Mulligan em 1963
Legendas: inglês, espanhol
Áudio: Dolby Digital 2.0
Região 0 (roda em qualquer aparelho)




Trecho de Samba De Uma Nota Só (Tom Jobim/Newton Mendonça), com Tom Jobim e Gerry Mulligan. A versão integral vem como extra no DVD Antonio Brasileiro (Globo Marcas/Jobim Biscoito Fino, 2008)

Nenhum comentário: