segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

HISTÓRIAS DE UMA REVOLUÇÃO


MARCELO LEITE DE MRAES
RPM - Revelações Por Minuto
Companhia Editora Nacional


Maior fenômeno do pop/rock nacional surgido nos anos 80, o quarteto paulistano RPM - Paulo Ricardo (voz, baixo), Luiz Schiavon (teclados), Fernando Deluqui (guitarra), Paulo P.A. Pagni (bateria) - tem sua história dissecada no livro RPM - Revelações Por Minuto, do jornalista Marcelo Leite de Moraes, que há dois anos já havia feito outro mergulho histórico com Madame Satã - O Templo do Underground dos Anos 80, que analisava a história do conhecido reduto do punk rock paulistano.

Ricamente ilustrada, a obra mostra o surgimento, ascenção e o final melancólico do RPM. Apoiado em depoimentos dos integrantes da banda e de pessoas que com eles conviveram, como executivos de gravadora, produtores, radialistas, jornalistas, empresários e membros da equipe de produção, o autor traça um painel bastante interessante não só da produção musical do período, mas também do comportamento da juventude brasileira.


Sem meias palavras, ao longo de 447 páginas são abordados temas como conflitos internos entre os músicos, abusos de drogas e álcool, o difícil relacionamento com a mídia, fases conturbadas, o sucesso repentino, o fracasso e as tentativas de retorno. Muito bem escrito, é um estudo antropológico que vai interessar não só aos fãs do RPM, mas igualmente a estudiosos da música pop brasileira como um todo e também a cientistas sociais.



Clipe oficial produzido em 1985 de Loiras Geladas (Paulo Ricardo/Luiz Schiavon), primeiro hit do RPM, lançado em single pela CBS (hoje Sony BMG) no ano anterior e depois incluído no álbum de estréia da banda, Revoluções Por Minuto (1985)

Um comentário:

Anônimo disse...

Tonim, você tá quase me convencendo... rs!
Afe, eu adorava RPM na época! Mas eu era uma adolescente, releve...
=D
Beijos!