terça-feira, 1 de janeiro de 2008

A MÚSICA EM 2008, COM BOAS PERSPECTIVAS


Se o ano de 2007 foi, em muitos casos, de indefinição, 2008 promete. Em vários setores, entre eles o musical, teremos boas novidades. A Música Popular Brasileira aponta cada vez mais para a produção independente. Certamente mais artistas já estabelecidos migrarão para essa alternativa, a exemplo de Djavan, Leila Pinheiro, Elba Ramalho, Chico Buarque, Maria Bethânia, Chitãozinho & Xororó e Elba Ramalho. E os novos artistas seguirão produzindo seus próprios trabalhos.


Por falar em gente nova, indico algumas vozes que certamente chamarão atenção no novo ano. A paulistana (radicada no Rio) Daniela Procópio é uma delas. Cantora afinadíssima e dona de timbre forte e envolvente, já tem um CD lançado no Japão, que traz participação de Carlinhos Brown e arranjos de Eumir Deodato. Esse disco sairá no Brasil após o Carnaval. Participou, também, de trabalhos com releituras de clássicos pop. Daniela investe num mix interessante de jazz e música afro, produzindo uma sonoridade inusitada e muito bonita. É intérprete de primeira grandeza, que certamente ocupará generosos espaços na mídia inteligente.


Outra cantora espetacular que já se destacou em 2007 seguirá em evidência. É a carioca Marianna Leporace, que no ano passado lançou o belíssimo Marianna Leporace Canta Baden Powell (Mills Records). De família ligada à música e à comunicação desde sempre, Marianna é uma das melhores intérpretes brasileiras. Já gravou trabalhos para o mercado internacional, participou de discos de diversos artistas e lançou CDs com releituras acústicas de clássicos pop. Em 2008 virá com seu primeiro DVD, gravado no ano passado na Sala Baden Powell, no Rio. A julgar pelo que é o CD, será um dos grandes lançamentos do novo ano.


A carioca Anna Luísa, que faz uma belíssima junção de pop, samba e maracatu, lançou em 2006 seu primeiro CD, Do Zero. Em 2007 seguiu divulgando o disco e fez shows em várias cidades brasileiras, além de participar de um especial da TV Globo dedicado a Raul Seixas (na série Som Brasil). Neste ano, Anna lançará novo CD, investindo mais uma vez na saudável mescla de ritmos e gêneros. Cantora refinada e antenada com pesquisas musicais, certamente causará a mesma boa repercussão que obteve com o trabalho de estréia. Mais uma voz excepcional que chamará atenção no ano que se inicia.


DATAS MARCANTES - Algumas datas importantes irão gerar lançamentos e relançamentos. Em 2008 a Bossa Nova chegará aos 50 anos (o marco inicial é o lançamento do LP Chega de Saudade, de João Gilberto, embora a Bossa tenha surgido mesmo no ano anterior, 1957, através do disco Canção do Amor Demais, de Elizeth Cardoso, apenas com parcerias de Tom Jobim e Vinícius de Moraes). Em 12 de maio, o maestro, arranjador e compositor norte-americano Burt Bacharach fará 80 anos.


No dia 15 de março serão lembrados dez anos da morte de Tim Maia. Em 14 de maio, dez anos sem Frank Sinatra. E em junho, 30 anos da estréia nos cinemas do musical Grease - Nos Tempos da Brilhantina. Certamente vários produtos ligados a essas datas serão colocados no mercado. Em 22 de novembro, o Álbum Branco dos Beatles - na verdade, o título correto é The Beatles - fará 40 anos. No mesmo mês será o quadragésimo aniversário de lançamento de Beggar's Banquet, dos Rolling Stones. Como se vê, muita coisa virá por aí. Música boa não faltará, seja em que formato for. Sim, pois estamos na era dos iPods, pen drives com álbuns completos, e quetais. Mas o que vale - e valerá sempre - é a música!

2 comentários:

Anônimo disse...

Não conheço essa minha xará! Será que ela tem MySpace?
Sem mais comentários pra dizer que concordo em relação à Anna Luisa e nossa ídola Marianna! Tô sentindo que esse ano ela engrena!!!
:)
Beijão!

TONINHO SPESSOTO disse...

Amor,

A Dani tem MySpace sim.

Anote:

www.myspace.com/danielaprocopio

Quanto à Mari e à Anna, é a hora!

Beijos!