domingo, 27 de janeiro de 2008

O SOM DA FOLIA


A produção fonográfica voltada ao Carnaval há muito foi deixada de lado. Aos poucos, as gravadoras dão sinais de que podem retomar a idéia, o que é bem interessante. Três lançamentos reforçam a tese. A cantora e compositora pernambucana Maria Dapaz reúne em Ô Abre Alas (Atração) maravilhosas marchinhas e frevos dos carnavais do passado. Dona de belo timbre, a intérprete relembra clássicos como Pegando Fogo (José Maria de Abreu/Francisco Matoso), Cabeleira do Zezé (João Roberto Kelly/Roberto Faissal), Saca-Rolha (Zé da Zilda), Ô Abre Alas (Chiquinha Gonzaga), Allah-La-Ô (Haroldo Lobo/Nássara), Bandeira Branca (Max Nunes/Laércio Alves), Máscara Negra (Zé Kéti/Pereira Matos), A Jardineira (Benedito Lacerda/Humberto Porto) e Chiquita Bacana (João de Barro/Alberto Ribeiro). Há, também, duas composições da própria Maria Dapaz, Marcha do Abacaxi (parceria com Jotta Moreno) e Cantiga Pra Lua (com Nelson Gusmão). Estranhamente, o repertório não traz nenhuma marchinha do mestre Lamartine Babo. Mas ainda assim, é um bom disco. Os arranjos são de Gibba Gouveia e a ambientação reproduz o clima dos bailes de Carnaval.


O duo Palavra Cantada, formado pelos cantores e compositores Sandra Peres e Paulo Tatit, desenvolve um dos mais sérios, belos e competentes trabalhos de produção musical para crianças. Ao contrário de certas senhoras que ainda se arvoram em apresentadoras e cantoras infantis e gravam quase sempre material de péssima qualidade, os dois artistas e educadores tratam a garotada com respeito, não subestimando a inteligência de ninguém. Em Carnaval Palavra Cantada (MCD), Sandra e Tatit criam deliciosas melodias carnavvalescas que têm tudo para ficar gravadas no imaginário infantil, e trazem uma ótima releitura de Carnaval do Geraldo (Luiz Tatit), clássico do repertório do Grupo Rumo. São marchas e frevos doces e envolventes como Hoje é Dia de Carnaval, Pepe, Meu Cão, Meus Dedinhos, Larga Do Meu Pé, Carnaval das Minhocas e A Nossa Escola, todos da dupla. Participações especiais de Monica Salmaso (em Só Quero a Mamãe e o Papai) e Arnaldo Antunes (Carnaval do Geraldo).


O CD As Melhores Marchinhas do Carnaval 2008 (Som Livre) traz as dez finalistas do 3º Concurso Nacional de Marchinhas Carnavalescas, promovido pela Fundição Progresso, do Rio de Janeiro, com patrocínio da Petrobrás. O nível das composições é bom, o que prova existir criatividade na produção musical contemporânea do gênero. Entre os temas, Índio Louro Com Pinta de Negão (autoria e interpretação de Eduardo Dussek), Volante Com Cachaça Não Combina (de e com Claudio Jorge e Mauro Diniz) e O ET de Copacabana (de Marília Passos Silveira, interpretação de Bianca Leão). O repertório tem, ainda, os clássicos Hino do Carnaval Brasileiro, do mestre Lamartine Babo, em inspirado dueto de Zé Renato e Zélia Duncan, e Linda Morena, também do grande Lalá, na voz de Pedro Miranda. O Carnaval, a grande festa do povo brasileiro, há muito merecia voltar a ser tratado com respeito pelo meio fonográfico. Vamos ver se a coisa continua no próximo ano...

Nenhum comentário: