quinta-feira, 24 de julho de 2008

ECOS DE UMA REVOLUÇÃO

RPM
Revolução! RPM 25 Anos
Sony BMG

O RPM, quarteto formado por Paulo Ricardo (voz, baixo), Luiz Schiavon (teclados), Fernando Deluqui (guitarra, vocais) e Paulo P.A. Pagni (bateria, vocais), foi o maior fenômeno de popularidade da geração do rock brasileiro dos anos 80, o BRock. A banda é detentora até hoje do recorde de vendas de um disco de rock nacional, com 2,5 milhões de cópias de Rádio Pirata Ao Vivo, lançado em 1986. Ao longo dos anos, o RPM teve idas e vindas, com brigas e reconciliações e pelo menos duas tentativas de retomada da carreira. Nesse período, Paulo Ricardo se estabilizou como cantor solo, ora fazendo rock, ora indo para o romântico. Luiz Schiavon, dono de estúdio, hoje é o líder da banda do Domingão do Faustão. Fernando Deluqui e P.A. seguem trabalhando com música, fazendo discos e/ou participando de projetos. Passados 25 anos do surgimento do fenômeno RPM, a Sony BMG lança a caixa Revolução! RPM 25 Anos, com quatro CDs e um DVD.

Estão no pacote os três primeiros discos do grupo, os clássicos Revoluções Por Minuto (1985) e Rádio Pirata Ao Vivo (1986) e o fraco RPM (1988), que ficou conhecido como Quatro Coiotes. Os três vêm com áudio restaurado digitalmente. O quarto CD traz todos os remixes de canções da banda, inclusive Loiras Geladas, feito pelos DJs Grego, Julinho Mazei e Iraí Campos em 1985, o primeiro produzido no Brasil, e raridades como as releituras para A Página do Relâmpago Elétrico (Beto Guedes/Ronaldo Bastos) e Gita (Raul Seixas/Paulo Coelho) que entraram em projetos especiais, além de Homo Sapiens e Feito Nós, que o RPM lançou em um EP com Milton Nascimento. O DVD vem com o histórico show Rádio Pirata Ao Vivo, gravado em 1986 e dirigido por Ney Matogrosso, e antes disponível apenas em VHS. Como extras, o DVD inclui apresentações do quarteto nos programas Mixto Quente e Cassino do Chacrinha, um Globo Repórter de 1986 sobre o grupo e uma entrevista para o Jornal Hoje, material extraído dos arquivos da TV Globo. O encarte traz textos do jornalista Marcelo Leite de Moraes, que no início do ano lançou o livro Revelações Por Minuto, com a história da banda. Vale investir, a caixa é um resgate e tanto, e ajuda a dimensionar a real importância do que foi o RPM na história da cultura pop brasileira.

Duração total do DVD: 90 minutos
Extras: RPM em programas da TV Globo
Legendas: português
Áudio: Dolby Digital 5.1, Dolby Digital 2.0
Região 0 (roda em qualquer aparelho)

4 comentários:

Unknown disse...

Eu amo o RPM !!!

Se a banda voltasse, ainda faria muito sucesso.
Espero que lancem um CD de inéditas e parem de brigar.

TONINHO SPESSOTO disse...

Paulo,
Eles realmente pretendem lançar um álbum de inéditas, a idéia é essa.
Já quanto a pararem de brigar, aí é outra história...

Abração!

Anônimo disse...

Quando voltamos no tempo percebemos que hoje "quase " nada presta.Bons tempos aqueles...Me fala que banda hoje conseguiria tamanho sucesso? Abraços..

Anônimo disse...

Tânia

brigando ou nao a consciencia e o conteudo ficam claros. Mesmo falando com simplicidade roqueada.

Beijos pra voces.