sexta-feira, 4 de julho de 2008

O MELHOR DA ALMA CUBANA

A MCD passa a distribuir no Brasil o catálogo da inglesa World Circuit, uma das maiores gravadoras especializadas em world music, que antes era de representada aqui pela Warner. A parceria começa com álbuns de altíssima qualidade, de dois astros da canção cubana: Mi Sueño, do inesquecível Ibrahim Ferrer, e Flor de Amor, de Omara Portuondo, ambos inéditos no Brasil.

Mi Sueño estava na fase final de produção quando Ibrahim Ferrer morreu, aos 78 anos de idade, em 2005. O CD só chegou ao mercado em 2007, tendo concorrido ao Grammy Latino. Nele, Ferrer interpreta boleros clássicos com emoção arrebatadora. É impossível não se arrepiar ao ouvir o lendário cantor do Buena Vista Social Club em maravilhas como Dos Almas, Quiéreme Mucho, Perfidia, Alma Libre e Quizás, Quizás, Quizás (este, em comovente dueto com Omara Portuondo).

Flor de Amor foi lançado na Europa em 2004 e traz Omara Portuondo, a voz veminina do Buena Vista Social Club, acompanhada por músicos cubanos e brasileiros, o que gera sonoridade única. Co-produzido por Nick Gold e Alê Siqueira, o álbum tem a participação dos brasileiros Swami Jr. (violões), Nailor 'Proveta' Azevedo (clarinete), Toninho Ferragutti (acordeon), Marcos Suzano (percussão) e Carlinhos Brown (percussão). Entre os cubanos estão o baixista Orlando Cachaíto Lopez e o pianista Roberto Fonseca. O repertório é definido pela cantora como 'um apanhado de cartas de amor'. Entre as canções, Amor De Mis Amores, Hermosa Habana, Juramento, Flor de Amor e Casa Calor (de Carlinhos Brown). Na gravação do álbum, a maravilhosa Omara conheceu Swami Jr. e os dois voltariam a trabalhar juntos em 2007, no CD que reuniu a intérprete cubana e Maria Bethânia.

Os CDs da World Circuit sairão no Brasil com capas e encartes originais. Entre os próximos lançamentos em parceria com a MCD está a reedição do clássico Buena Vista Social Club, de 1997, que finalmente virá com o trabalho gráfico completo.

Nenhum comentário: