domingo, 6 de julho de 2008

O CHORO, COM EMOÇÃO E REVERÊNCIA

AO JACOB, SEUS BANDOLINS
Vários Intérpretes
Biscoito Fino

O choro, gênero musical genuinamente brasileiro, tem em Jacob Pick Bittencourt, o genial Jacob do Bandolim (1918-1969) um de seus maiores expoentes. Este belo DVD, gravado ao vivo em 2002 na Sala Cecília Meirelles, no Rio de Janeiro, marcou a inauguração do Instituto Jacob do Bandolim. O registro em áudio já havia saído em CD duplo pela Biscoito Fino. Chega agora a versão em vídeo, acrescida de uma faixa gravada em estúdio. Algumas das criações mais expressivas de Jacob - ou feitas para ele - estão aqui, interpretadas por músicos de reconhecida qualidade.

Entre os temas, Doce de Coco (em duas versões, uma instrumental com Altamiro Carrilho (flauta), Maurício Carrilho (violão), Luciana Rabello (cavaquinho) e Kiko Horta (acordeon), e uma vocal, com letra de Hermínio Bello de Carvalho e interpretação de Zezé Gonzaga), Bole Bole (Nilze Carvalho (bandolim), Zé da Velha (trombone) e Silvério Pontes (trompete)), Assanhado (com Armandinho Macedo )guitarra baiana) e Yamandú Costa (violão)), Remelexo (Déo Rian (bandolim) e Conjunto Época de Ouro) e a Suíte Retratos (que Radamés Gnattali fez especialmente para Jacob, aqui interpretada pela Camerata Carioca, que voltou a se reunir especialmente para o concerto).

A faixa em estúdio é um pot-pourri com Noites Cariocas e Alvorada, com os bandolinistas Joel Nascimento e Hamilton de Holanda e o violonista Rogério Caetano. Os extras incluem making of e uma biografia ilustrada de Jacob do Bandolim, esta com trechos do depoimento do músico ao Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro, em 1967. Belíssimo trabalho produzido por Hermínio Bello de Carvalho, que reverencia um dos mais importantes músicos brasileiros.

Duração total: 70 minutos
Extras: making of, biografia ilustrada, número musical gravado em estúdio
Áudio: Dolby Digital 5.1, Dolby Digital 2.0
Região 0 (roda em qualquer aparelho)

Nenhum comentário: