sexta-feira, 18 de julho de 2008

MARAVILHA REVISTA E AMPLIADA

CAROLE KING
Tapestry - Edição Especial
Ode/Legacy/Epic/Sony BMG

Tapestry, álbum de Carole King lançado pela Ode Records em 1971, é um dos trabalhos mais importantes da música pop. Além de flertar melodicamente com o jazz em vários momentos, a artista fez canções emblemáticas falando de amor, amizade, consciência política e até violência, mostrou uma mudança radical na carreira da genial cantora e compositora. Carole tornou-se conhecida a partir do início dos anos 60, como uma das principais autoras da 'geração Brill Building', formada por músicos e letristas que criavam canções por encomenda. Esses compositores trabalhavam sob contrato com escritórios de fornecimento de repertório para artistas e gravadoras em Nova York, quase todos no EdifícIo Brill, o Brill Building. Eram colocados dentro de salas minúsculas que tinham um piano, duas cadeiras, um cinzeiro e água. Recebiam encomendas com temas especificados e tinham prazo curtíssimo para entregar o material.

Ao contrário do que se poderia supor, várias dessas canções tornaram-se clássicas. Carole King, que compunha em parceria com seu então marido, o letrista Gerry Goffin, criou nessas condições maravilhas como Oh, No, Not My Baby, Hey Girl, Take Good Care Of My Baby e Will You Love Me Tomorrow, entre outras. Além dela e de Goffin, trabalhavam nesses escritórios - Aldon Music e Hill & Range, os maiores - Neil Sedaka & Howard Greenfield, Jerry Leiber & Mike Stoller, Doc Pomus & Mart Shuman, Jeff Berry & Ellie Greenwich, Barry Mann & Cynthia Weil, Burt Bacharach & Hal David, Neil Diamond, Paul Simon, Tony Orlando.

Com a explosão do rock britânico na América em meados da década de 60, o som do Brill Building entrou em declínio. Seu mentor, o esperto e talentoso empresário Don Kirshner, foi contratado pela Screen Gems, divisão de televisão da Columbia Pictures, e iniciou nova fase de sucesso criando temas para seriados e inventando espertíssimas jogadas de marketing como os Monkees (que gravaram várias canções de Carole King e Neil Diamond). Mas a cabeça da compositora já estava se voltando para outras temáticas, diferentes dos amores juvenis cantados nos tempos das canções por encomenda. O amadurecimento definitivo de Carole se deu justamente com Tapestry. O disco foi um estrondoso sucesso e vende bem até hoje, já tendo passado dos 25 milhões de cópias em todo o mundo. Ganhou quatro Grammy - Álbum do Ano, Melhor Performance Pop Vocal Feminina, Gravação do Ano (It's Too Late) e Canção do Ano (You've Got a Friend). As doze faixas do disco tornaram-se hits. Estão aqui clássicos incontestáveis como It's Too Late, You've Got a Friend (James Taylor participou da gravação e, no mesmo ano, fez seu registro da canção, com a presença de Carole King), (You Make Me Feel Like) A Natural Woman (tornada clássica na voz de Aretha Franklin), So Far Away, I Feel The Earth Move, Home Again, Smackwater Jack e Will You Love Me Tomorrow, esta da época do Brill Building, gravada originalmente pelas Shirelles.

A Sony BMG lança uma reedição especial do álbum. Trata-se de um CD duplo. No primeiro disco, o trabalho original, com áudio remasterizado. A qualidade é impressionante. O segundo disco vem com onze das doze canções de Tapestry, em versões ao vivo gravadas em Boston, Columbia, Nova York (em 1973) e São Francisco (1976). Vale a pena investir mesmo para quem tem alguma versão anterior. Além do áudio original estar com qualidade muito superior, há as matadoras gravações ao vivo. Obrigatório em qualquer acervo!

Site oficial: www.caroleking.com



Carole King em (You Make Me Feel Like) A Natural Woman (Carole King), um dos clássicos do álbum Tapestry (Ode Records, 1971). Versão gravada ao vivo nos estúdios da BBC, Londres, em 1971

Nenhum comentário: