quinta-feira, 31 de julho de 2008

RAPAZES DA BANDA

THE BEACH BOYS
An American Band
Liberation/Coqueiro Verde

Os Beach Boys - Al Jardine, Mike Love e os irmãos Carl, Dennis e Brian Wilson - são uma das mais importantes e influentes bandas da história do pop/rock. Além de terem feito surf music de qualidade no início dos anos 60, viraram o universo pop no avesso ao lançarem, em 1966, o seminal Pet Sounds, costumeiramente citado como o melhor disco de todos os tempos.

A história do grupo, do seu surgimento até 1985, é mostrada no competente An American Band, documentário produzido e dirigido por Malcolm Leo e exibido nos cinemas norte-americanos. Mesmo tendo sido feito há 23 anos, segue como um registro importante. Fatos relevantes como a criação de Pet Sounds, o imbroglio envolvendo o até bem pouco tempo inacabado Smile e os sérios problemas pessoais de Brian (esquizofrenia) e Dennis Wilson (abuso de álcool e drogas que o levaram à morte) são abordados sem rodeios. Já fatos osbscuros como o envolvimento de Dennis com o serial killer Charles Manson, não recebem qualquer citação (os Beach Boys deram total consultoria à produção do documentário).

Merece ser visto, entre outras coisas por trazer preciosas imagens de arquivo do grupo, em programas de televisão norte-americanos. Hoje os Beach Boys se apresentam esporadicamente, com Al Jardine, Mike Love, Bruce Johnston e músicos convidados. Carl Wilson também faleceu, e Brian prefere trabalhar sozinho.

Site oficial: www.thebeachboys.com

Duração total: 103 minutos
Legendas: português, inglês, espanhol
Áudio: Dolby Digital 2.0
Região 0 (roda em qualquer aparelho)

Nenhum comentário: