sábado, 9 de maio de 2009

DOCES LEMBRANÇAS

A ERA DO RÁDIO 3 A ERA DO RÁDIO 
Mia Farrow, Julie Kavner, Dianne West, Seth Green
MGM/Fox

De todos os filmes de Woody Allen, A Era do Rádio (Radio Days), produzido pela Orion Pictures em 1987, é seguramente o mais autobiográfico. Através das memórias de Joe Needleman, judeu novaiorquino nascido e criado no bairro de Rockaway, na periferia da cidade, Allen desfila suas próprias lembranças da infância, passadas nos anos 40 no final da Segunda Guerra Mundial, em que o grande veículo de comunicação era o rádio.

A ERA DO RADIO - Elenco 3 Musicais, fofocas de celebridades, quiz shows, programas esportivos e sobretudo rádioteatro comandavam o dial americano. Com enorme habilidade, o cineasta mostra o dia a dia da família Needleman, totalmente pautado pelo rádio. Com narrativa ao mesmo tempo nostálgica, divertida e emocionante, Woody Allen, que narra o filme, conduz o espectador a um tempo que, apesar de tudo, deixou saudades em quem o viveu e um indisfarçável desejo de ter estado ali a quem o conheceu apenas através de relatos. Outro ponto exemplar é a direção de arte, de Santo Loquasto.

A ERA DO RADIO - Elenco 5 O elenco é encabeçado por Mia Farrow, então mulher do diretor, como uma ex-vendedora de cigarros que ao se envolver com um famoso apresentador se torna estrela do radioteatro, Julie Kavner, como a doce matriarca dos Needleman (atriz fantástica, é ela que empresta voz a Margie Simpson na versão original dos Simpsons), Dianne West, como uma apaixonada solteirona que busca seu amor através de encontros arranjados em classificados de jornais, Seth Green, como o garoto Joe Needleman (quando adolescente, faria o filho rebelde do temível Dr. Evil no primeiro filme da série Austin Powers), Danny Aiello, em participação especial como um gangster mafioso totalmente dependente das vontades da mãe, e Jeff Daniels, como um dos pretendentes da personagem de Dianne West. A brasileira Denise Dummont faz uma ponta como a crooner de uma orquestra (que seria a de Xavier Cugat) cantando Tico-Tico no Fubá em português e inglês.

A ERA DO RADIO - Elenco 4 Outro ponto marcante é a trilha sonora, recheada de clássicos como Opus Number One (com a orquestra de Tommy Dorsey), The Donkey Serenade (com Allan Jones, pai do cantor Jack Jones), Flight Of The Bumblebee (O Vôo do Besouro, com a big band de Harry James), Paper Doll (com os fantásticos Mills Brothers), Pistol Packin' Mama (com Bing Crosby e as Andrews Sisters) e South American Way (com Carmem Miranda, no auge da popularidade na América à época em que se desenrolava a história). Aliás, o apuro musical sempre foi uma das características marcantes dos trabalhos de Woody Allen por ser ele profundo conhecedor, além de bom clarinetista. Uma delícia de filme, que felizmente ganha edição nacional em DVD.

Duração total: 87 minutos - Colorido 
Legendas: português, inglês, espanhol   
Áudio: Mono (inglês) 
Região 4




Sequências de A Era do Rádio (Radio Days, 1987) com Denise Dummont cantando Tico-Tico no Fubá (Zequinha de Abreu/Aloysio de Oliveira) e com a utilização de South American Way (Al Dubin/Jimmy McHugh), na voz de Carmem Miranda

Nenhum comentário: