CORAÇÃO AMERICANO
Andréa Estanislau (organizadora)
Prax Editora
Um dos discos mais importantes da MPB, Clube da Esquina, lançado pela EMI Odeon em 1972, tem sua história analisada passo a passo através de Coração Americano, livro organizado por Andréa Estanislau. A partir de depoimentos inéditos de artistas envolvidos na produção do LP, da análise de especialistas e historiadores e da reprodução de textos publicados à época do lançamento, é possível montar um abrangente painel da importância do disco e do próprio Clube da Esquina para a música brasileira.
O surgimento de clássicos como Tudo o Que Você Podia Ser, Cais, O Trem Azul, Cravo e Canela, Um Girassol da Cor do Seu Cabelo, San Vicente e Paisagem na Janela é mostrado em detalhes. Além dos textos a obra traz detalhes técnicos das gravações, letras das canções e extenso material fotográfico. Entre os que deram depoimentos estão Ronaldo Bastos, Tavito, Márcio Borges, Wagner Tiso, Beto Guedes, Toninho Horta e Lô Borges. Edição bilíngue (português e inglês).
4 comentários:
Oi Toninho,
Que bom você escrever sobre o livro Coração Americano, é uma obra linda!
Coração Americano - Livro que comemora os 35 anos do álbum Clube da Esquina (Milton Nascimento e Lô Borges, EMI-Odeon, 1972).
“Andréa Estanislau perseguiu a verdade por trás desta lenda, pisando e pesando cada passo com o rigor e o cuidado de uma montanhista. Não foram poucos os perigos a que se expôs, lidando com esta gente escorregadia e cheia de escarpas que somos eu, meus amigos aqui retratados e a entourage que cerca alguns de nós, para o bem ou para o mal. Foram anos de contatos da Andréa conosco, entrevistas, pesquisas, idas e vindas, ânimos e desânimos, tudo bem e tudo mau”(...)
Márcio Borges
"Saudemos, antes de tudo, a feliz iniciativa de Andréa. Seu livro traz um material de importância incalculável: o depoimento das pessoas envolvidas na bela aventura que foi o Clube da Esquina. A luz que daí sobressai, será guardada com zelo pelas futuras gerações”.
Chico Amaral
.
.
Comunidade "CORAÇÃO AMERICANO"
http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=38287634
Convido você amiga(o) querida(o), que é fã da Turma do Clube da Esquina para fazer parte da comunidade do livro de Andréa Estanislau: 'Coração Americano'.
Andréa Estanislau é autora do livro que comemora os 35 anos do álbum Clube da Esquina (Milton Nascimento e Lô Borges, EMI-Odeon, 1972).
...
LIVRO "CORAÇÃO AMERICANO" VIAJA PELA PROCESSO DE CRIAÇÃO DO DISCO CLUBE DA ESQUINA
.
Os sonhos não envelhecem. Originalmente, a frase de Márcio Borges está na letra da canção "Clube da Esquina 2" e também é o título de sua biografia, mas poderia ser a tradução em palavras do que foi o processo de criação e produção de "Coração Americano - 35 anos do álbum Clube da Esquina", um projeto pessoal da designer Andrea Estanislau, que se transformou em um dos mais completos e detahados documentos sobre um dos grandes discos da história da música popular brasileira.
.
A história de "Coração Americano" começa no ano de 2001, quando Andrea apresentou o esboço do livro como projeto de conclusão de seu curso de design gráfico. A partir daí, o sonho se tornaria realidade quando a fã do Clube da Esquina de longa data decide levar adiante o projeto, inscrevendo-o em Leis de Incentivo para, alguns anos depois, captar os recursos necessários e começar a produção propriamente dita. Anteriormente planejado como uma homenagem a Milton Nascimento e o movimento capitaneado por ele, "Coração Americano" se transformou em algo mais quando centrou seu foco no primeiro disco da série, que deu origem a todo o movimento.
.
De lá para cá foram incontáveis as entrevistas, encontros com os envolvidos na confecção do disco e até mesmo com pessoas nem tão ligadas a ele intrinsecamente, mas que o tem como influência primordial em suas vidas, como o letrista Chico Amaral. A partir daí foi só juntar as peças. Enquanto o redator Rodrigo James montava a linha de tempo do que foi o processo de criação e produção do disco, Bernardo Mata Machado relembrava o contexto histórico da época, enquanto Andrea passeava por fotos e mais fotos dos acervos pessoais dos fotógrafos do Clube e do Museu do Clube da Esquina para chegar a um denominador comum. Citar as fotos inéditas de Ronaldo Gorini do período em que o disco foi produzido (Mar Azul - Niteroí/RJ).
.
Mas faltava algo, que veio sob a forma de textos especiais, escritos por alguns dos responsáveis pela parte literária do disco "Clube da Esquina": Márcio Borges, Fernando Brant e Ronaldo Bastos. Como se isto tudo não bastasse, Chico Amaral, Toninho Horta e Tavito também contribuíram para o projeto, exaltando sua importância para a música brasileira.
Assim nasceu "Coração Americano", um livro de fã para fãs da música universal de MIlton Nascimento, Lô Borges, Márcio Borges, Fernando Brant, Ronaldo Bastos e todos os demais músicos responsáveis por um trabalho reconhecido hoje como um dos dez discos mais importantes da MPB em todos os tempos. E isto não é pouco.
"Coração Americano" está à venda online no site da Livraria Cultura.
.
Esse livro é muito bacana. A Andrea Estanislau é designer e deu um maravilhoso tratamento gráfico à obra de Milton Nascimento e cia. As fotografias da época são verdadeiras relíquias e os textos são um ótimo painel daquele momento. "Clube da Esquina" é um marco da música pop brasileira, assim como os mais importantes trabalhos de Bob Dylan e Beach Boys são para a música norte-americana.
Postar um comentário