sexta-feira, 8 de maio de 2009

NOTAS MUSICAIS # 10

SILICON FLY 2 A banda uruguaia Silicon Fly, que se tornou conhecida do público teen ao ter a canção Without You incluída na trilha de Malhação em 2007, lança seu segundo CD, Find a Way, pela Fly Records/Som Livre. O disco tem duas edições, em espanhol em inglês. A que sai no Brasil é a em inglês e traz, além de Without You, canções próprias como Lose Control, Best Scenes, Turn Around e uma releitura de Little Lies (Tell Me Lies), clássico do Fleetwood Mac. O CD tem faixa interativa com o clipe de Without You. A Silicon Fly, que abriu shows do Evanescence no Brasil, é formada por Guilherme Savoi (vocalista e autor de todo o repertório próprio da banda), Santiago Olariaga (guitarra, vocais), Gérman 'Vikingo' Varela (guitarra, vocais), Fernando 'Pomo' Vera (baixo) e Marcelo 'Mape' Bossio (bateria). Site: www.siliconfly.com

VICTOR BIGLIONE Argentino radicado há muito no Brasil, o guitarrista Victor Biglione já atuou com toda a nata da MPB. Lança pela Delira Música o CD Uma Guitarra No Tom, em que interpreta somente composições de Tom Jobim (1927-1994) acompanhado por Sérgio Barrozo (contrabaixo) e André Tandeta (bateria). Biglione alia criatividade, técnica e reverência ao abordar temas jobinianos como Vivo Sonhando, Lígia, Fotografia, Água de Beber, Samba De Uma Nota Só e Tema de Amor Para Gabriela. Uma das mais inventivas incursões ao cancioneiro do Maestro Soberano.

FABIO JORGE 2 Para marcar o Ano da França no Brasil, a Lua Music lança o CD Chanson Française, em que o cantor paulistano Fábio jorge interpreta clássicos do cancioneiro francês, além de versões para aquele idioma de canções de Maysa e Dolores Duran. Produzido por Thiago Marques Luiz o disco revela um cantor refinado, com belas abordagens para temas como F... Comme Femme (de Salvatore Adamo, que fez sucesso no Brasil em 1968 como tema da novela Beto Rockfeller, da TV Tupi, e teve também gravação do egípcio Gilbert, cantor e radialista de enorme popularidade radicado em São Paulo), Dans Mon ile (do maravilhoso Henri Salvador, falecido ano passado e que tinha enorme ligação afetiva e musical com o Brasil), La Bohème (de Charles Aznavour, o último remanescente da chamada geração de ouro da música popular francesa e que fez vários shows por aqui em 2008) e Et Maintenant (lançada por Gilbert Becaud nos anos 60 e que fez sucesso em inglês na voz de Frank Sinatra como What Now My Love). Célia faz participação especial em Joana Francesa (Chico Buarque). As canções brasileiras vertidas para o francês são A Noite do Meu Bem, de Dolores Duran (La Nuit De Mon Amour) e Ouça, de Maysa (Vivre).

BRUCE HENRI Bruce Henri, contrabaixista norteamericano estabelecido no Brasil desde os anos 70, atuou em shows e gravações ao lado de nomes como Caetano Veloso, Gilberto Gil, Gal Costa, Ney Matogrosso, Fafá de Belém e Fagner. Depois de uma década sem lançar disco próprio volta com Villa's Voice, da Delira Música onde, acompanhado por Leo Ortiz (violino), Fernando Moraes (teclados) e Ricardo Costa (bateria) recria, de modo extremamente original, temas de Heitor Villa-Lobos (1887-1959). O repertório traz visões inusitadas para, entre outros, Melodia Sentimental, Veleiros, Canto do Cisne Negro e Cair da Tarde. Música de qualidade em ótimas interpretações.

ZECA PAGODINHO A Som Livre coloca no mercado a coletânea Zeca Pagodinho - Duetos, com gravações do sambista em projetos especiais e discos de outros intérpretes. A seleção musical é boa, com sambas como Camarão Que Dorme a Onda Leva (com Zeca e Beth Carvalho), Samba do Approach (dueto com Zeca Baleiro), A Mulher do Aníbal (Zeca e Chico Buarque), Feijoada Completa (participação de Almir Guineto), Mas Quem Disse Que Eu Te Esqueço (Zeca e Dona Ivone Lara) e Moro na Roça (dueto com Arlindo Cruz). Entre os outros craques que dividem microfone com Zeca Pagodinho estão Elza Soares, Sandra de Sá, Dudu Nobre e a saudosa Jovelina Pérola Negra.

ALAMO LEAL O guitarrista carioca Álamo Leal viveu durante muito tempo em Londres, onde trabalhou ao lado de grandes músicos de blues. De volta ao Brasil, lança pela Delira Blues, selo da gravadora Delira Música, o CD Álamo Leal onde, ao lado de Otávio Rocha (guitarra), Ugo Perrota (baixo) e Beto Werther (bateria), e com participações especiais de Arnaldo Brandão e Flávio Guimarães, dá uma geral em todas as experiências musicais vividas na fase européia. Leal, na guitarra e vocais, interpreta temas como The Same Thing (Willie Dixon), Two Trains (Lowell George), Big Love (Ry Cooder/Jim Keltner), Ventilator Blues (Mick Jagger/Keith Richards) e uma composição própria, Thinking Baden, em que homenageia o violonista Baden Powell (1937-2000).

Nenhum comentário: