sexta-feira, 22 de maio de 2009

MORRE ZÉ RODRIX

ZÉ RODRIX Esse post não é uma informação, mas a constatação de uma notícia nunca menos que aterradora. A cultura brasileira perdeu no início da madrugada de hoje um dos seus nomes mais importantes. Morreu aos 61 anos, em São Paulo, o compositor, cantor, publicitário, produtor, jornalista e escritor Zé Rodrix. Ele se sentiu mal ontem à noite em sua casa e foi levado ao Hospital das Clínicas onde morreu, à 0h45. Deixou mulher – a escritora e produtora Júlia Rodrix –, seis filhos (entre eles a cantora e compositora Barbara Rodrix e a atriz e cantora Marya Bravo)  e dois netos.

José Rodrigues Trindade, carioca de nascimento, integrou o Momento4uatro nos anos 60 ao lado de Maurício Maestro, David Tygel e Ricardo Vilas. Foi membro do Som Imaginário ao lado de Tavito, Wagner Tiso, Robertinho Silva, Luiz Alves e Fredera. Depois formou, ao lado de Luiz Carlos Sá e Guttemberg Guarabyra, o trio Sá, Rodrix & Guarabyra. Fez parte também do Joelho de Porco ao lado de Próspero Albanese e dos falecidos Tico Terpins e David Drew Zingg. Gravou seis discos solo. Escritor renomado, publicou a Trilogia do Templo pela Editora Record – três livros onde dissecou a história da Maçonaria, ordem da qual fazia parte – e preparava novas obras. Deixou um disco inédito ao lado de Sá e Guarabyra. Como compositor criou clássicos do quilate de Casa no Campo, parceria com Tavito, e Soy Latino-Americano. Fez trilhas sonoras para teatro, cinema e televisão. Na publicidade, criou jingles inesquecíveis para empresas como General Motors, Danone e Fininvest.

ZÉ RODRIX e TONINHO 3 Falo agora do amigo, do irmão. Aprendi, aprendo e seguirei aprendendo com o. Éramos amigos íntimos, daqueles que trocavam ideias, informações. Nos divertimos muito. Antes de conhecê-lo, era fã incondicional do seu trabalho como músico. Depois que tive esse privilégio, passei a admirá-lo ainda mais. No final do ano passado tive a honra de recebê-lo no Papo de Músico, meu programa da USP FM. A conversa rendeu tanto que foram ao ar três programas, transmitidos no início de março. Você que me lê agora, acredite: essa era uma notícia que jamais gostaria de ter dado nesse blog. Zé Rodrix se foi fisicamente. Fica o legado de uma obra genial, e a lembrança de um amigo e irmão. Uma lembrança eterna. Cuida da gente aí em cima, !

Clique aqui e ouça o primeiro dos três programas Papo de Músico em que entrevistei Zé Rodrix. Aqui você encontra o segundo programa. E aqui, o terceiro.



Zé Rodrix canta Casa no Campo, dele e Tavito, no Clube Caiubi de Compositores, em São Paulo

2 comentários:

James Eduardo disse...

"Bom Dia São Paulo" ! ....esse título não seria bem apropriado para o dia de hoje, um dia triste para a MPB. Perdemos Zé Rodrix, dono de uma "casa no campo" junto com Tavito, o homem que conheceu o Mestre Jonas, ele, que saqueou a cidade no inicio dos anos 80...
Fico muito triste, eu, James, cheguei a conhecer ele, a falar de música com ele (graças ao dono deste blog) e vi uma pessoa maravilhosa, um coração sensacional...um coração que "bate mais forte dentro.." de cada um de nós que gostamos de MPB.
Como no album "Saqueando a Cidade"... um trem passou por aqui, passou e levou o Zé Rodrix para cantar "Casa no Campo" junto com a Elis.

James Eduardo
(que agradece ao Toninho pela oportunidade que tive de conhecer essa pessoa maravilhosa)

TONINHO SPESSOTO disse...

James, Meu Irmão,

Que texto bonito o seu!
Quanto a você ter conhecido o Zé por meu intermédio, não foi por mim, foi a Força Superiora Divina que me fez servir de ponte para esse encontro.

E isso me deixou muito honrado!

Perdemos um amigo. O Brasil perdeu um dos seus intelectuais, um dos seus pensadores mais corajosos e iluminados.

O mundo está mais triste.

Grande Abraço, Meu Amigo!