sexta-feira, 1 de maio de 2009

VIRADA CULTURAL 2009: A MÚSICA DÁ O TOM EM SÃO PAULO

VIRADA CULTURAL 2009 Acontece neste sábado, 2 de maio, a partir das 18 horas, a quinta edição da Virada Cultural, evento promovido pela Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, que apresenta durante 24 horas atrações culturais gratuitas para a população. A exemplo dos anos anteriores a música é o grande destaque. O principal diferencial este ano é a descentralização dos eventos. Ao contrário do que ocorreu nas edições anteriores, em 2009 a programação não ficará restrita ao centro de São Paulo. Serão realizados espetáculos também nos CEUs (Centros de Educação Unificados), espalhados pela periferia da cidade. Serão ao todo 800 atrações espalhadas por 150 locais. A Secretaria Municipal de Cultura calcula que o público chegará à marca de 3,5 milhões de espectadores.

RAUL SEIXAS Raul Seixas será homenageado na Virada Cultural 2009 pelo vigésimo ano de sua morte. Na Avenida Cásper Líbero, centro da cidade, estará instalado o Palco Estação da Luz - 20 Anos Sem Raul, que receberá artistas como Os Panteras (com os remanescentes da banda Raulzito e os Panteras), Marcelo Nova, Velhas Virgens e Nasi. Serão apresentados, na sequência e na íntegra, todos os discos de Raul Seixas, começando com Raulzito e os Panteras, de 1968, com a banda Os Panteras, a partir das 18 horas do dia 2, e terminando com A Panela do Diabo, de 1989, com Marcelo Nova e Os Panteras, às 16h45 do dia 3.

REGINALDO ROSSI O palco do Largo do Arouche, também no centro da cidade, abrigará shows de alguns dos grandes artistas verdadeiramente populares do Brasil. Passarão por lá, a partir das 19h30 do dia 2, Benito Di Paula, Luiz Ayrão, Wando, Reginaldo Rossi (foto), Beto Barbosa, Bartõ Galeno, Jane & Herondy, Silvio Brito, Odair José e Wanderley Cardoso. Na Praça da República, centro, o rock terá lugar com apresentações das bandas Fruto Proibido, Som Nosso de Cada Dia, Joelho de Porco (com Próspero Albanese à frente), Camisa de Vênus, Los Goiales (de Andreia Dias, uma das vocalistas da Banda Glória), Matanza, Vanguart, CPM 22 e Nasi, es-vocalista do Ira!.

LÍNGUA DE TRAPO A música instrumental terá lugar no palco da Rua Conselheiro Crispiniano com a presença de, entre outros, Gabriel Grossi (gaita), Danilo Brito (bandolim) e do grupo Choro das 3. Na Av. Rio Branco o suíngue terá vez com apresentações de artistas como Antonio Carlos & Jocafi, Trio Mocotó, Clube do Balanço, Sambasonics, Juliana Amaral e a Gafieira São Paulo (com participação da cantora Verônica Ferriani). Na Choperia do Sesc Pompéia (Rua Clélia 93), a partir das 22 horas do dia 2, estarão se apresentando os grupos Língua de Trapo (foto) e Las Bibas, o cantor Falcão e as cantoras Maria Alcina e Sílvia Machete. Na Casa de Francisca (Rua José Maria Lisboa 190, nos Jardins), às 22h30, Maurício Pereira apresentará o show Mergulhar na Surpresa, acompanhado ao piano por Daniel Szafran.

EGBERTO GISMONTI O Teatro Municipal receberá mais uma vez grandes nomes da MPB que recriarão na íntegra alguns de seus melhores discos. Passarão por ali, entre outros, Arrigo Barnabé (com Clara Crodocilo, de 1980, às 18 horas do dia 2), Egberto Gismonti (Alma, de 1986, às 21 horas), Chico César (Aos Vivos, de 1995, às 3 horas da manhã do dia 3), Fafá de Belém (Água, de 1977, ao meio-dia), Francis Hime (com Francis Hime, de 1973, às 15 horas) e Beto Guedes (Alma de Borracha, de 1986, às 18 horas do dia 3).

O metrõ e os trens da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) funcionarão durante as 24 horas da Virada Cultural. Todos os palcos montados em ruas terão infraestrutura de atendimento médico e também banheiros químicos. A programação completa da Virada Cultural 2009 pode ser obtida no site www.viradacultural.org

Nenhum comentário: