segunda-feira, 31 de dezembro de 2007

O MELHOR DE 2007 - DVDs INTERNACIONAIS

Ao contrário do que ocorreu com os CDs, foram muitos os bons lançamentos em DVDs internacionais. Estes, na minha opinião, são os melhores:


ROCK MONTREAL & LIVE AID - Queen (Eagle Vision/ST2) - Este show do Queen, realizado no Forum de Montreal em 1986, já havia saído em edições não autorizadas encartadas em revistas, e em tiragens oficiais sem capricho. Mas neste ano chegou a versão definitiva, com áudio e vídeo restaurados digitalmente. Freddie Mercury, Brian May, John Deacon e Roger Taylor estavam no auge da forma e apresentaram performances magníficas em clássicos como Bohemian Rhapsody, Somebody To Love, We Will Rock You, Hammer To Fall, Crazy Little Thing Called Love e Save Me. O DVD, que é duplo, traz também a inesquecível apresentação do quarteto no Live Aid, em Londres, no dia 13 de julho de 1985.

Duração total: 135 minutos
Extras: comentários em áudio de Brian May e Roger Taylor (DVD 1), cenas de ensaios e matéria especial no programa de TV PM Magazine
Legendas: inglês, francês, espanhol
Áudio: DTS, Dolby Digital 2.0, LPCM Stereo
Região 0 (roda em qualquer aparelho)



TAKE THE LONG WAY HOME: LIVE IN MONTREAL - Roger Hodgson (Eagle Vision/ST2) - O cantor, compositor, pianista e violonista Roger Hodgson era a alma do Supertramp. Depois de sua saída, o grupo nunca mais foi o mesmo. Este belíssimo DVD gravado em Montreal no ano de 2006 mostra o quanto Hodgson marcou a história do pop. Com a voz em plena forma e esbanjando simpatia, reveza-se entre piano e violão e revive clássicos da banda escritos por ele como Dreamer, The Logical Song, Take The Long Way Home, Breakfast In America, Give a Little Bit e It's Raining Again.

Duração total: 140 minutos
Extras: canções com acompanhamento de orquestra, entrevista, cenas de bastidores e passagem de som, galeria de fotos
Legendas: português, inglês, espanhol
Áudio: DTS, Dolby Digital 5.1, Dolby Digital 2.0
Região 0 (roda em qualquer aparelho)



I TOLD YOU I WAS TROUBLE - Amy Winehouse (Universal) - A bola da vez na música britânica é Amy Winehouse. Com timbre absolutamente original e belíssimo, ela vem colecionando sucesso atrás de sucesso (e polêmica atrás de polêmica, por seus hábitos etílicos nada recomendáveis...). Seu cantar tem muito de soul, jazz e rhythm & blues. Ora soa irônica, ora completamente dolorida. As canções são confessionais e despudoradas, Amy não mascara sentimentos. Expõe as próprias mazelas como se fossem feridas abertas. E o público adora. Este DVD, gravado em 2007 no Shepherd's Bush Empire (Londres) traz a cantora interpretando lindamente temas de seus dois discos. Entre eles, Rehab, Tears Dry On Their Own, Cherry, Back To Black e Monkey Man. Nos extras, um interessante documentário sobre a trajetória de Amy Winehouse.

Duração total: 150 minutos
Extras: documentário, faixas que podem ser vistas em preto e branco
Legendas: português, inglês, francês, alemão, espanhol
Áudio: DTS, Dolby Digital 5.1, Dolby Digital 2.0
Região 0 (roda em qualquer aparelho)



YUSUF'S CAFÉ SESSION - Yusuf Islam (Universal) - Quando o inglês Cat Stevens abandonou a carreira no auge do sucesso em 1979 e se tornou muçulmano, adotando o nome de Yusuf Islam, poucos acreditavam que ele retornasse à vida artística. Mas em 2005 ele surpreendeu o mundo ao lançar o belíssimo An Other Cup, com canções liricamente contundentes e melodicamente ternas. Este DVD traz a primeira apresentação de Yusuf na Inglaterra em 28 anos. Diante de uma platéia entusiasmada, o músico mostra canções do novo CD, entre elas Maybe There's a World, I Think I See The Light e uma versão de Don't Let Me Be Misunderstood, dos Animals, que com pequenas alterações na letra soa como verdadeira oração, um pedido para que sua nova face musical seja compreendida. Os extras incluem clipes e um documentário no qual Islam explica o porquê da conversão e o que mudou em seu modo de ver a música.

Duração total: 129 minutos
Extras: documentário, clipes
Legendas: português, inglês, espanhol, francês, alemão
Áudio: DTS, LPCM Stereo
Região 0 (roda em qualquer aparelho)



TUTTO SAN REMO ITALIANO - Vários Intérpretes (Central Park/Gema) - O cantor e radialista italiano Dick Danello, radicado no Brasil há quase meio século, é o representante oficial do Festival de San Remo, um dos mais importantes eventos do mundo. Ele detém os direitos de imagem do evento para o território brasileiro e montou esta bela compilação. Estão aqui as primeiras apresentações em público dos hoje astros Laura Pausini (com La Solitudine), Amedeo Minghi (Cantare é D'Amore) e Andrea Bocelli (Con Te Partiró). Há, também, artistas como Paolo Vallesi, Biagio Antonacci, Patty Pravo e o veteraníssimo Gianni Morandi. Imagens históricas.

Duração de cada DVD: 66 minutos
Áudio: Dolby Digital 5.1, Dolby Digital 2.0
Região 0 (rodam em qualquer aparelho)

Nenhum comentário: