sábado, 30 de maio de 2009

DANIEL BOAVENTURA: "CANTAR SEMPRE FOI MINHA GRANDE PAIXÃO"

O ator e cantor DANIEL BOAVENTURA concretiza antigo sonho e lança pela Sony Music, com apoio da TV Globo, seu primeiro CD, Songs 4 U. Produzido por Guto Graça Mello, o disco traz clássicos pop e standards da canção americana e mostra ao grande público a versatilidade do artista baiano, já consagrado nos palcos em musicais como A Bela e a Fera, My Fair Lady, Chicago, Vitor ou Vitória e Company.

Daniel conversou com o ACORDES sobre sua paixão pela música. Confira:

Toninho Spessoto: Como surgiu a ideia de gravar o disco?
Daniel Boaventura: Em 2007, quando estava em cartaz com My Fair Lady em São Paulo, fui entrevistado no Programa do Jô. A princípio a entrevista teria apenas um bloco e eu cantaria duas ou três canções. Mas a coisa cresceu em cena, cantei seis números e fiquei dois blocos no ar. Falei, entre outras coisas, da minha paixão pelo maravilhoso Louis Prima (Nota do Acordes: um dos maiores entertainers de todos os tempos, que revolucionou o show business por sua total espontaneidade e irreverência; morreu em 1978 aos 61 anos) e cantei Just a Gigolo/I Ain’t Got Nobody, eternizada por ele. A reação do Jô, do Sexteto e do público foi tão boa que me veio a vontade de fazer o CD.

TS: Você já pensava em gravar quando vivia na Bahia?
Daniel: Sempre pensei em música, minha família sempre me apoiou, todos em casa adoram música. Morei nos Estados Unidos e meu gosto pelo universo dos musicais só fez aumentar. Acho que foi um caminho natural, entende?

TS: Na verdade você já havia cantado na TV, quando fez o seriado Santo de Casa, em 1999, na Bandeirantes. Além de ser o protagonista, interpretava o tema de abertura...
Daniel: Você lembra disso? Olha, aquela foi uma das experiências mais divertidas e gratificantes da minha vida! Além de adorar o seriado, tive a oportunidade de cantar, de exercer minha grande paixão.

TS: Atuar em musicais trouxe que tipo de aprimoramento?
Daniel: Todos os possíveis e imagináveis! Aprimorei deste técnica vocal até postura cênica, e tive contato direto com alguns dos melhores musicais de todos os tempos. É um tema que estudo a fundo, ouço sempre trilhas de musicais além de standards da canção americana e temas pop.

TS: Aliás, o CD Songs 4 U tem exemplos de todos esses segmentos...
Daniel: Sim, pude fazer um álbum onde canto todos os meus gêneros favoritos. E trabalhar com um produtor como o Guto Graça Mello é uma grande escola, uma honra.

TS: Entre os clássicos pop estão The Captain of Her Heart, do Double, Song For You, de John Miles, e This Masquerade, de Leon Russell, gravada pelos Carpenters e também por George Benson. O que o fez gravar essas canções?

Daniel: Sempre adorei cantar esses temas, assim como You’re So Vain, de Carly Simon, e Your Smiling Face, de James Taylor, que também estão no disco. A música pop anglo-americana é riquíssima, principalmente a produzida nos anos 70 e 80. É o tipo de material que ouço constantemente. Nunca mais se fez música pop tão boa como nesses tempos, mas há exceções, como Wake Up Call, do Maroon 5, que incluí no repertório...

TS: E há standards como Hello, Detroit, do repertório de Sammy Davis, Jr, Send In The Clowns, de Stephen Sondhein, The Windmills Of Your Mind, de Michel Legrand e Alan & Marilyn Bergman...

Daniel: Sammy Davis Jr. é um dos meus ídolos, ao lado de Frank Sinatra, Dean Martin, Louis Prima. Os grandes crooners americanos são mágicos em todos os sentidos, e poder cantar esses temas é algo que sempre me emociona. Send In The Clowns, do musical A Little Night Music, é uma das canções mais impressionantes que já ouvi, e The Windmills Of Your Mind, do filme Crown, o Magnífico, é uma das obras-primas de Michel Legrand. O Guto Graça Mello me incentivou a cantá-la, não estava prevista no repertório final, mas acabou saindo. Fiquei muito feliz em poder gravar essa maravilha.

TS: Pode-se dizer que Songs 4 U é um retrato do som que frequenta o player de Daniel Boaventura?
Daniel: Exatamente! Tive a felicidade de poder contar com um produtor como o Guto, que me deu total liberdade de escolha do repertório. Nada me foi imposto, somente sugerido. Pude decidir sem pressões de qualquer espécie. Até I’m In The Mood For Love, que gravei especialmente para a trilha da novela Caminho das Índias – é o tema de amor de Raj (Rodrigo Lombardi) e Maya (Juliana Paes) – é um dos meus standards favoritos.

TS: Você pretende voltar a fazer musicais?
Daniel: Com toda certeza! Estar num palco e poder cantar e atuar é o que efetivamente me faz feliz! Quero voltar a atuar em musicais, mas no momento estou focado mesmo no lançamento do CD.

TS: Fará shows de lançamento de Songs 4 U?
Daniel: Sim, a partir de julho, começando por Rio e São Paulo, em datas e locais a ser definidos. Já estamos ensaiando. Pretendo correr as principais capitais. Mostrarei as canções do disco e outros clássicos que gosto de cantar.

TS: Algo em vista na TV?
Daniel: Continuo contratado da TV Globo e pode ser que volte ao vídeo em breve. Minha experiência mais recente foram dois anos em Malhação, e adorei poder contracenar com tantos atores de qualidade, novos e veteranos.

TS: Como você vê o sucesso de sua gravação de I’m In The Mood For Love?

Daniel: Isso é muito bom pois ajuda a promover meu disco. Espero sinceramente que o público aprecie, pois é um trabalho feito com amor e dedicação. É a concretização de um grande sonho!

Site: www.danielboaventura.com.br



Video release do CD Songs 4 U, de Daniel Boaventura (Globo/Sony Music)

4 comentários:

EDICLEIDE disse...

PARABÉNS MEU AMOR,AMEI TODAS AS MÚSICAS.VOCÊ MERECE TUDO DE BOM QUE ESTÁ ACONTECENDO EM SUA VIDA.PARABÉNS DANI,BEIJOS, TE AMO MUITO.

Sillel disse...

Parábens o repertório é ótimo!!!

Anônimo disse...

Surge Um Astro.... ,Apesar de Perder Outro,Parabéns Daniel Boaventura.Boa Sorte,Gostei do Show Que Voce Deu No Jô.

Anônimo disse...

Quando eu ouvi os trechos das músicas, na mesma hora fui à loja e comprei! Hoje, já sei cantar boa parte das músicas! Parabéns pelo excelente repertório!