terça-feira, 25 de setembro de 2007

CORDAS JOBINIANAS


ARTHUR NESTROVSKI
Jobim
Gaia Discos/Instituto Moreira Salles



A obra de Antonio Carlos Jobim (1927-1994) vem sendo revisitada constantemente. Alguns tributos caem na mesmice, mas outros conseguem se destacar pela excelência e simplicidade. É o caso de Jobim, do violonista, professor, ensaista e jornalista Arthur Nestrovski. O músico baseia-se no songbook de Tom, lançado em 2000 e coordenado pelo filho, Paulo Jobim.


A maior dificuldade encontrada por Nestrovski residiu no fato dos temas não terem sido criados para violão e sim piano, o que envolveu complicadas adaptações. As canções estão cruas, praticamente nenhuma traz introdução ou interlúdio, a não ser as que já vêm com essas especificações expressas nas partituras do songbook.

O repertório, de primeiríssima linha, tem maravilhas como Lígia, Se Todos Fossem Iguais a Você (Tom/Vinícius de Moraes), Insensatez (Tom/Vinícius), Sabiá (Tom/Chico Buarque), Eu Sei Que Vou Te Amar (Tom/Vinícius), Retrato em Branco e Preto (Tom/Chico) e Caminhos Cruzados (Tom/Newton Mendonça). Interpretações precisas, que valorizam as harmonias geniais de Tom Jobim.

Como adquirir o CD: www.tratore.com.br

Nenhum comentário: