sexta-feira, 28 de setembro de 2007

HISTÓRIAS SONORAS


ZUZA HOMEM DE MELLO
Música Nas Veias
Editora 34



José Eduardo Homem de Mello, o Zuza, é um dos profissionais mais importantes da história da música brasileira. Jornalista, radialista, escritor, pesquisador, produtor e músico, tem mais de meio século de estrada e, claro, muitas histórias para contar. Resolveu reunir algumas delas em Música Nas Veias, que pode ser definido como muito mais que um livro de memórias.

São oito deliciosas histórias (360 páginas) que abrangem fases distintas da vida de Zuza. Ele fala da infância, vivida ao som do melhor da era de ouro do rádio e de seu fascínio por figuras como Jacob do Bandolim, da juventude passada como contrabaixista na noite paulistana, da ida aos Estados Unidos que resultou em estudos de música, contatos com grandes nomes do jazz e um proveitoso estágio na Atlantic Records, da volta ao Brasil e do trabalho como técnico de som na TV Record e, ao mesmo tempo, contratante das atrações internacionais que se apresentavam na emissora, e dos onze anos em que produziu e apresentou o inesquecível Programa do Zuza na Rádio Jovem Pan AM de São Paulo. Aliás, o título da obra foi extraído do slogan do programa, 'ele tem música nas veias'.

O livro é ilustrado por 120 belíssimas fotos, extraídas do arquivo pessoal do autor. De leitura agradabilíssima, Música Nas Veias é obra de referência para músicos, jornalistas, estudiosos ou simplesmente apreciadores de música. Para ler, reler e consultar constantemente.

Nenhum comentário: