domingo, 2 de setembro de 2007

VELHOS TEMPOS, BELOS DIAS...


BLITZ
Ao Vivo e A Cores
Performance Music



O rock brasileiro dos anos 80, ou BRock, como queiram, gerou muita coisa divertida, mas nada superou em inventividade a Blitz, precursora do movimentom nascida em 1982. A banda liderada por Evandro Mesquita inovou ao fazer música baseada na linguagem dos quadrinhos. Todas as canções da trupe tinham forte apelo visual, dava pra 'ver' as ações descritas nas letras. Ninguém fez algo sequer parecido antes nem depois. Com o tempo o grupo minguou. Fernanda Abreu partiu para bem sucedida carreira solo e Evandro retomou a estrada do teatro, cinema e televisão. O líder tentou reorganizar o grupo algumas vezes, mas somente agora a coisa parece que vai em frente com o lançamento do primeiro DVD (e também CD), gravado ao vivo no Canecão (Rio) em novembro do ano passado.

Da formação original os remanescentes são o próprio Evandro Mesquita (voz, violão, guitarra), o tecladista Billy Forghieri e o baterista Juba (que substituiu Lobão antes mesmo do lançamento do primeiro disco). Os novos integrantes são Rogério Meanda (guitarra, vocal), Claudia Niemeyer (contra-baixo), André Siqueira (percussão), Andréa Coutinho e Luciana Spedo (backing vocals).


O repertório traz clássicos próprios e boas releituras de sucessos de outros artistas, casos de Óculos (dos Paralamas do Sucesso), Perdidos na Selva (Gang 90 & Absurdetes), Beth Balanço (Barão Vermelho) e Sonífera Ilha (Titãs). Há também as inéditas - e boas - Reggae do Avião e Como Uma Luva. Os clássicos são Você Não Soube Me Amar, Egotrip, Weekend, O Romance da Universitária Otária, Betty Frígida, Mais Uma de Amor (Geme Geme), A Dois Passos do Paraíso e Biquini de Bolinha Amarelinho (a Blitz fez uma releitura do clássico gravado por Ronnie Cord no início dos anos 60).

A banda tem como convidados especiais Danni Carlos (em Betty Frígida), Ivete Sangalo (um tanto exagerada em Biquini de Bolinha Amarelinho), Paulo Ricardo (Beth Balanço), George Israel (Como Uma Luva, dele e Evandro) e Da Gama (do Cidade Negra, em Reggae do Avião, parceria com o líder do grupo). Mas o melhor momento é mesmo a presença de Fernanda Abreu em Você Não Soube Me Amar. Impossível não lembrar dos tempos em que ela e Márcia Bulcão dividiam palco com Evandro Mesquita, que por sinal mostra a mesma vitalidade. A Blitz era muito mais que uma simples brincadeira.


Duração total: 130 minutos
Extras: making of, cenas de bastidores
Legendas: português, inglês, espanhol
Áudio: Dolby Digital 5.1, Dolby Digital 2.0
Região 0 (roda em qualquer aparelho)

Nenhum comentário: