quinta-feira, 6 de setembro de 2007

MORRE LUCIANO PAVAROTTI, O ARTISTA QUE LEVOU O CANTO LÍRICO AO POVO


A morte de Luciano Pavarotti deixa um enorme vazio na cultura mundial. Um dos maiores cantores líricos de todos os tempos, foi, seguramente, o mais popular deles. Com iniciativas como os concertos com os espanhóis Placido Domingo e José Carreras, CDs e DVDs de canções tradicionais italianas ou os megashows beneficentes batizados de Pavarotti & Friends, o tenor italiano, que morreu hoje aos 71 anos em Modena, Itália, vítima de câncer no pâncreas, elevou o bel canto a níveis de popularidade jamais imaginados. Além de excepcional intérprete, esse grande artista era, também, um benemérito e incentivador de novos talentos.

Pavarotti começou a cantar profissionalmente em 1961 e só deixou os palcos e estúdios de gravação no ano passado, quando surgiram os primeiros sinais da doença. Ao longo dos 45 anos de carreira, protagonizou montagens memoráveis de óperas como Don Giovanni, de Mozart, Aida e Othelo, de Giuseppe Verdi. Chegou a fazer cinema, estrelando o musical Uma Voz Para Milhões (Yes, Giorgio), em 1982, com relativo êxito. Em 1990 realizou com Placido Domingo e José Carreras o primeiro concerto dos Três Tenores, por ocasião do encerramento da Copa do Mundo de futebol na Itália. O espetáculo aconteceu nas Termas de Caracalla e foi transmitido pela TV para todo o mundo.


Pouco depois, o cantor passou a promover os megashows Pavarotti & Friends, sempre com renda em benefício de causas pacifistas. Nesses espetáculos cantou ao lado de astros do pop como Elton John, Bono Vox (do U2), Gloria Estefan, Lionel Richie, as Spice Girls e até Caetano Veloso. A canção Miss Sarajevo, que gravou com os irlandeses do U2, chegou ao primeiro lugar do hit parade em vários países. Paralelo a isso, alcançou enorme sucesso popular também com sua gravação de Caruso, canção de Lucio Dalla. O tenor esteve várias vezes no Brasil, tanto em apresentações solo como ao lado de Carreras e Domingo. Sem o talento inigualável de Luciano Pavarotti, o mundo será certamente um pouco mais triste.


Veja Luciano Pavarotti cantando dois dos maiores clássicos de seu repertório: a ária Nessun Dorma, da ópera Turandot, de Puccini, e a canção Caruso, de Lucio Dalla

Um comentário:

Anônimo disse...

Parabéns, Spessotto, pela ótima forma de escrita sobre o Pavarotti. Você é um grande profissional.