sábado, 29 de setembro de 2007

CRÔNICAS DO COTIDIANO


MAURÍCIO PEREIRA
Pra Marte
Independente



Maurício Pereira é observador atento da realidade do dia-a-dia. Compositor dos mais criativos e cantor de estilo peculiar, aborda temas cotidianos com graça e viés de astúcia. Pra Marte, produção independente distribuída pela Lua Music, é seu quarto trabalho como solista (Maurício começou na dupla Os Mulheres Negras, ao lado de André Abujamra). O mapa da vida contemporânea é expresso aqui por baladas, canções, samba-choro, toadas. Humor, amor e acidez em doses generosas.

Pereira é autor de todas as canções, algumas com parceiros. O samba-choro Pra Marte (dele e Daniel Szafran) usa metáforas bem sacadas para expressar o amor, comparando-o a uma viagem espacial. Motoboys, Girassóis, Etc. e Tal é um passeio musical pela cidade de São Paulo. Tem participação de Skowa, do Trio Mocotó, nos vocais. A balada-blue Trovoa, com letra gigante e é uma declaração de amor explícita. A Loira da Caravan, curiosa moda de viola com acento rocker, conta a história, segundo Maurício 'quase verdadeira', de um estranho encontro que ele e o violeiro Paulo Freire teriam tido ao voltar de um show.


O reggae Responde Visconde homenageia o Visconde de Sabugosa, personagem infantil criada pelo genial Monteiro Lobato. Poderia perfeitamente entrar na trilha do Sítio do Picapau Amarelo (aliás, cá entre nós, a Globo esculhambou com as histórias de Lobato, só as trilhas sonoras se salvam...). Truques Com Facas é balada pop certeira, que aborda as armadilhas que uma mulher utiliza quando quer prender o coração de um homem. O funk-rap Penhasco nasceu durante um black out em São Paulo. A poeta Alice Ruiz declama parte da letra. André Abujamra faz dueto com Maurício Pereira na moda de viola Dourado, feita por encomenda para um projeto infantil que não vingou. Variedade sonora, conteúdo lírico inteligente. Grande disco!

Site oficial: www.mauriciopereira.com.br

Nenhum comentário: