segunda-feira, 3 de setembro de 2007

SAMBA DA SAUDADE


ROBERTO RIBEIRO
Ensaio
Performance Music



O grande Roberto Ribeiro gravou o programa Ensaio, produzido e dirigido por Fernando Faro na TV Cultura de São Paulo, em 1991, cinco anos antes de sua prematura morte (aos 56 anos, em decorrência de problemas advindos de diabetes. Intérprete de estilo inconfundível, colocava seu timbre aveludado a serviço de sambas, afoxés, lundus e jongos. Ligado ao Império Serrano, foi figura de ponta na história da agremiação. A carreira fonográfica de Ribeiro se desenvolveu nas gravadoras Odeon e RCA Victor.

Neste belo programa, o cantor e compositor revive seus maiores sucessos, entre eles Vazio (Nelson Rufino), Amor de Verdade (Flávio Moreira/Liete de Souza), Todo Menino é Um Rei (Nelson Rufino/Zé Luiz), Acreditar (Dona Ivone Lara/Délcio Carvalho), Liberdade (Dona Ivone Lara/Délcio Carvalho) e Meu Drama (Silas de Oliveira), além de sambas-enredo do Império (Nordeste, Seu Povo, Seu Canto e Sua Obra e Alô Alô, Taí, Carmem Miranda, ambos de Wilson dos Santos, Maneco e Heitor) e clássicos como Atire a Primeira Pedra (Ataulfo Alves/Mário Lago), Preconceito (Marino Pinto/Wilson Batista), Canção de Amor (do humorista Chocolate e Elano de Paula, irmão de Chico Anísio) e Bom Dia, Tristeza (única parceria de Adoniran Barbosa e Vinícius de Moraes).


Além dos sambas, Roberto Ribeiro recorda momentos importantes da vida e carreira. O DVD traz opções para o espectador acompanhar somente os números musicais, os depoimentos ou o programa na íntegra. A essência do samba por um intérprete singular, que deixou saudade e não teve seguidores. A Performance Music lança ainda em setembro o DVD do programa Ensaio com Gonzaguinha.


Duração total: 59 minutos
Áudio: Dolby Digital 2.0
Região 0 (roda em qualquer aparelho)

Um comentário:

Unknown disse...

Roberto Ribeiro foi um cantor nota 10. Um ser humano simples e sensível. Uma pérola que circulava pelo subúrbio de Madureira, na cidade do Rio de Janeiro.Ficou cego ainda bem jovem. Morreu precocemente.Comprei e assisti o DVD em tela, adorei. Excelentes músicas, e um papo interessantíssimo. Recomendo este DVD.