sexta-feira, 14 de setembro de 2007

PRINCE DECLARA GUERRA AO YOU TUBE


Primeiro foi Elton John que, inconformado com o fracasso comercial de The Captain & The Kid, seu mais recente álbum (excepcional, diga-se de passagem), pediu publicamente o fim da internet por considerá-la responsável pela disseminação da pirataria. Agora é o cantor, compositor, produtor e guitarrista Prince que abre fogo, desta vez contra o YouTube. Advogados do 'fauno de Minneapolis' informaram hoje nos Estados Unidos que entrarão com processo contra o site de exibição de vídeos musicais por veicular material não autorizado, o que infringe a lei de direitos autorais e artísticos.


De acordo com a assessoria de Prince, deverá ser instaurado também processo contra o site de leilões eBay por comercialização de CDs e DVDs piratas do artista. A guerra de Prince contra a pirataria começou oficialmente no dia 15 de julho último. Naquela data, o artista encartou seu novo álbum, Planet Earth (capa ao lado), no jornal inglês Mail On Sunday. Segundo ele, foi uma forma de protesto contra a Sony BMG, que 'não teria trabalhado de modo adequado' seu disco anterior, 3121, de 2006.


Vale lembrar que a primeira ação afetiva da classe artística contra a pirataria veio em 2000, quando os integrantes do Metallica processaram o então poderoso Napster, site de compartilhamento de arquivos musicais, por disponibilizar a canção I Disappear, que a banda gravara para a trilha do filme Missão Impossível 2. Houve um acordo entre os músicos e o Napster, mas este viu sua força minguar e fechou as portas em março do ano seguinte.

Nenhum comentário: