quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

MORRE HENRI SALVADOR, FONTE DE INSPIRAÇÃO DA BOSSA NOVA


Morreu nesta quarta-feira em Paris, aos 90 anos, vítima de aneurisma cerebral, o cantor e compositor Henri Salvador. Nascido na Guiana Francesa, teve seis décadas de uma gloriosa carreira. Uma de suas canções mais conhecidas, Dans Mon Ile, de 1957, teria influenciado e inspirado Tom Jobim quando da criação da Bossa Nova.

Salvador era apaixonado pela música brasileira. Esteve no país pela primeira vez nos anos 40, com a orquestra de Ray Ventura. Permaneceu aqui por quatro anos, vivendo na Bahia e Rio de Janeiro. Trabalhava constantemente com artistas brasileiros e foi venerado por Gilberto Gil, Caetano Veloso e Maria Bethânia, entre outros. Seus discos sempre tiveram elementos brasileiros.


Em 2005, Henri Salvador participou do show de abertura das comemorações do Ano do Brasil na França ao lado de Jorge Benjor, Daniela Mercury, Gal Costa, Lenine e Seu Jorge. A gravadora Biscoito Fino tem um disco inédito do artista previsto para lançamento ainda em 2008.



Henri Salvador em Dans Mon Ile, canção de 1957 que teria servido de fonte de inspiração para Tom Jobim á época do nascimento da Bossa Nova. A gravação é dos anos 90, na televisão francesa.



Henri Salvador na divertidíssima Juanita Banana, que fez enorme sucesso em todo o mundo. A gravação é de 1966, de um programa da televisão francesa.

Nenhum comentário: