domingo, 10 de fevereiro de 2008

O BELO, AINDA MAIS BELO


ORQUESTRA SINFÔNICA DO ESTADO DE SÃO PAULO, BANDA MANTIQUEIRA & MÔNICA SALMASO
OSESP/John Neschling, Banda Mantiqueira & Mônica Salmaso
Biscoito Clássico/Biscoito Fino


A OSESP, Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, que tem John Neschling como regente, vem se dedicando desde 2001 a realizar periodicamente concertos com clássicos da MPB em arranjos sinfônicos, contando sempre com a parceria da fenomenal Banda Mantiqueira, do maestro, arranjador e clarinetista Nailor 'Proveta' Azevedo. O espetáculo de 2006, que a exemplo dos outros foi realizado na Sala São Paulo, sede da orquestra, teve a participação especial da cantora Mônica Salmaso e sai agora em CD.

O repertório, de indiscutível qualidade, inclui A Rã (João Donato/Caetano Veloso), Beatriz (Chico Buarque/Edu Lobo), Conversa de Botequim (Noel Rosa/Vadico), Eu Te Amo (Chico Buarque/Tom Jobim), Menina, Amanhã de Manhã (Tom Zé/Perna) e Chiclete Com Banana (Gordurinha/Almira Castilho), estas com Mônica Salmaso nos vocais, Vovô Manoel (Nailor Proveta), solo da Mantiqueira, e Beijo Partido (Toninho Horta), APanhei-te Cavaquinho (Ernesto Nazareth) e o único tema não-brasileiro, o tango clássico Uno (Mariano Mores/Henrique Discepolo), com a banda e a orquestra.


Os arranjos, assinados pelos craques Laércio de Freitas, Nailor Azevedo, Chiquinho de Moraes, André Mehmari, Edson Alves, Alexandre Mihanovich, Roberto Sion e Nelson Ayres, colorem as melodias com novos e interessantíssimos matizes, aproximando de vez o popular e o erudito. O de Chiclete Com Banana, de Roberto Sion, inclui citações de In The Mood, Moonlight Serenade, Aquarela do Brasil e Garota de Ipanema. A regência de John Neschling é eficiente e vigorosa. Sério candidato a melhor disco do ano.

Sites oficiais: www.osesp.art.br, , www.bandamantiqueira.com.br e www.monicasalmaso.mus.br

Um comentário:

Danny Reis disse...

Ufa, que susto levei com o título deste post!!! rs...