domingo, 2 de setembro de 2007

ALÉM DAS FRONTEIRAS DOS PAMPAS


A bagunça em que se transformou a situação de mercado das gravadoras multinacionais proporciona dois fatores bem interessantes: o crescimento dos independentes e a mudança de rumos das chamadas majors. Três CDs de artistas gaúchos que me chegaram às mãos durante a semana fortalecem a tese. Especial Teixeirinha - O Gaúcho Coração do Rio Grande, da Galpão Crioulo Discos, gravadora ligada à RBS, o grupo de comunicação mais forte do Rio Grande do Sul, volta ao catálogo agora que a gravadora retorna co força total, distribuída pela Brazilmúsica!. Trata-se da trilha do belo especial de TV da RBS sobre a vida do grande Vitor Mateus Teixeira, o Teixeirinha, um dos maiores ícones da música dos Pampas. Grandes nomes homenageiam o saudoso cantor e compositor, entre eles Renato Teixeira (em Aquela Rosa, com Adriana Defenti e Renato Borghetti), Thedy Corrêa (da banda Nenhum de Nós, aqui em Tordilho Negro, com participação d'Os Serranos), Humberto Gessinger (dos Engenheiros do Hawaii, com o clássico Coração de Luto, participação de Luiz Carlos Borges) e Oswaldir & Carlos Magrão (em outro clássico, Querência Amada). O show foi lançado também em DVD, que igualmente volta ao mercado.


O programa Galpão Crioulo, no ar há 25 anos pela RBS, traz semanalmente grandes astros da música do Rio Grande e convidados especiais. Quando completou 20 anos foi lançada uma coletânea com algumas das canções apresentadas ao longo desse tempo, nas versões originais de estúdio. Entre os artistas, Gaúcho da Fronteira (sempre bem humorado, com Pisca Pisca), Oswaldir & Carlos Magrão (Herança Nativa), Renato Borghetti (Esbarrando) e os grupos Os Serranos (De Chão Batido), Tchê Garotos (Embalo da Festança), Os Monarcas (Vai Que Vai) e Tchê Barbaridade (É Sábado o Dia). Encerrando o disco, o poema Gaúcho, interpretado por Antônio Augusto Fagundes, apresentador do programa. O CD volta ao mercado pela Galpão Crioulo/
Brazilmúsica!
. A gravadora chegou a lançar dois DVDs com grandes momentos do programa Galção Crioulo, mas que logo saíram de catálogo. Tomara que sejam reeditados, pois é material de alto valor histórico.


A Som Livre, percebendo que a coisa ficou muito feia para as grandes gravadoras, decidiu mudar de estratégia. Enquanto as concorrentes puxaram o freio, a empresa ligada às Organizações Globo abriu o leque de opções, ao invés de permanecer restrita a coletâneas e trilhas de novelas. Passou a licenciar discos prontos de grandes artistas, colocando-os no mercado. Dentro desse perfil já saíram CDs de Fagner, Nana Caymmi e Lulu Santos, entre outros. Chega ao mercado Atitude, do Tchê Garotos, um dos grupos mais populares dos Pampas e que começa a fazer sucesso também em outras praças como o interior de São Paulo. Formado por músicos gaúchos e catarinenses com o adendo de um baiano e um paulista, o grupo produz um som miscigenado, mesclando elementos regionais com toques sertanejos e de rasqueado, a exemplo dos matogrossenses do Tradição, que também fazem enorme sucesso. Algumas canções têm gosto duvidoso, é verdade, mas o público vem aceitando bem. Entre os temas do novo CD, Vem Me Dangar, É Problema Meu, Ela Não Me Quer, O Pau Comeu, Vida Fugida e Mete Chifre Nele. A diversidade musical do Rio Grande do Sul é algo que chama atenção. Opções não faltam, tem para todos os gostos. E gostos à parte, o que vale é esse material ser disponibilizado para o grande público.

2 comentários:

izaias góes disse...

ok, de muito mal gosto a atitude de (re)lançarem as músicas do teixeirinha, um ícone autêntico gaúcho, "abixornadas" por roqueiros, de fazer o defunto se revirar no caixão de raiva e decepção.

Anônimo disse...

Concordo totalmente com o colega. Os Guri estão mais pra uma gurias sentimental. O homem se mataria se mirasse algo assim.