segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

CIDADE DE BAMBAS


CIDADE DO SAMBA
Vários Intérpretes
Zeca PagoDiscos


Como diz o bom e velho samba, 'camarão que dorme, a onda leva'. Pois um de seus autores, Zeca Pagodinho, levou a máxima ao pé da letra ao recriar, no lançamento de seu selo, o Zeca PagoDiscos (o nome é genial!) o conceito da Casa de Samba, que a Universal Music produziu com enorme sucesso no final dos anos 90. Zeca reavivou a idéia com o nome Cidade do Samba, tendo à frente os mentores do projeto original: o diretor artístico Max Pierre, então vice-presidente artístico da Universal, e o maestro, arranjador e produtor Rildo Hora.

O resultado é espetacular. Gravados ao vivo no Rio em 4 e 5 de setembro últimos, o CD e DVD Cidade do Samba unem veteranos e novatos em estimulantes duetos, recriando clássicos. Tudo funciona: Martinho da Vila e Zeca Pagodinho dão show em Mulheres. Roberta Sá (uma das melhores cantoras surgidas na cena brasileira nos últimos dez anos, pelo menos) e o mestre Roberto Silva (ambos na foto abaixo) levam a platéia ao delírio em Falsa Baiana. Negra Li vem do hip hop para o samba em Jura, ao lado do grande Walter Alfaiate. Nando Reis e Erasmo Carlos revivem a atmosfera do samba rock em De Noite Na Cama. Seu Jorge e Luiz Melodia arrasam em Diz Que Fui Por Aí. Arlindo Cruz e Sandra de Sá revivem com graça e leveza Casal Sem Vergonha. Zélia Duncan e Lenine garantem o suíngue de Bebete Vambora. Nilze Carvalho e Dona Ivone Lara emocionam em Acreditar.


Os encontros mais inusitados ficam por conta de Gabriel o Pensador e do Fundo de Quintal em Boca Sem Dente, de Ivete Sangalo com o astro dominicano Juan Luis Guerra em Não Tenho Lágrimas, e de Dudu Nobre com o roqueiro Chorão em Posso Até Me Apaixonar. Todos são de tirar o fõlego. E há, ainda, Jair Rodrigues e Cláudia Leitte (Deixa Isso Pra Lá), Almir Guineto e Dorina (Mel Na Boca), Beth Carvalho e Diogo Nogueira (Deixa a Vida Me Levar), João Bosco e Daniela Mercury (De Frente Pro Crime), Leci Brandão e o grupo Casuarina (Aquarela Brasileira), Ivan Lins e Mariana Aydar (Desesperar Jamais), Alcione e Elton Medeiros (Pressentimento). Um projeto antológico!

Duração total: 124 minutos
Extras: making of, mini-documentário sobre os encontros do projeto apresentado pelo historiador e jornalista Ricardo Cravo Albim, cifras para violão
Legendas: português, inglês, espanhol, francês
Áudio: DTS, Dolby Digital 5.1, Dolby Digital 2.0
Região 0 (roda em qualquer aparelho)

Nenhum comentário: