sábado, 1 de dezembro de 2007

FIDELIDADE ÀS ORIGENS


CHITÃOZINHO & XORORÓ
Grandes Clássicos Sertanejos - Acústico
Evidências Music/Sky Blue


Em sua estréia no mercado independente, Chitãozinho & Xororó trazem o que melhor sabem fazer: música sertaneja simples, antenada com as raízes e ao mesmo tempo conectada com o moderno, sem resvalar na pieguice ou melosidade de alguns de seus pares. Grandes Clássicos Sertanejos - Acústico é o 3o DVD e 30o CD dos irmãos paranaenses (de Astorga), que completam 37 anos de carreira (o CD está à venda em dois volumes, que podem ser adquiridos separadamente).

Gravados ao vivo na Chácara Rancho Fundo, de Chitãozinho, em Jaguariúna (São Paulo) no final de agosto último, CD e DVD têm somente clássicos da canção sertaneja. Do repertório habitual da dupla estão presentes Fio de Cabelo (Marciano/Darci Rossi), Brincar de Ser Feliz (Maria da Paz/Nino) e Vá Pro Inferno Com Seu Amor (Meirinho), gravada originalmente por Milionário & José Rico, e que depois fez sucesso também com Chitão e Xororó. Entre os clássicos de outros autores, Menino da Porteira (Teddy Vieira/Luizinho), Saudade da Minha Terra (Belmonte/Goiá), Obras de Poeta (Vital/Chico Lau) e Saudade de Matão (Antenógenes Silva/Raul Torres/Jorge Galatti). Há, ainda, uma inédita: Amor de Verão (Xororó), incluída nos extras do DVD.


Chitãozinho & Xororó recebem como convidados Almir Sater (em Rio de Lágrimas, de Tião Carreiro e Lourival dos Santos), Zé Ramalho (Sinônimos, de César Augusto, Claudio Noam e Paulo Sérgio), Zé Henrique & Gabriel (Cavalo Enxuto, de Moacyr e Lourival dos Santos), Amon Ra, violinista da Família Lima (em várias faixas) e Lulu Santos (tocando guitarra havaiana e cantando em História De Um Prego, de João Pacífico, participação que sepulta definitivamente o rumoroso episódio do início dos anos 90, quando Lulu, em pleno Domingão do Faustão, literalmente execrou todos os sertanejos, criando um mal estar terrível que levou muito tempo para ser dissipado). Trabalho simples, bonito, bem intencionado.

Site oficial: www.chex.com.br

Duração total: 80 minutos
Extras: making of, depoimentos de Chitãozinho & Xororó e dos convidados
Legendas: português, inglês, espanhol
Áudio: Dolby Digital 5.1, Dolby Digital 2.0
Região 0 (roda em qualquer aparelho)

Nenhum comentário: