quinta-feira, 27 de dezembro de 2007

LUZ NO FIM DO TÚNEL


THELMA HOUSTON
A Woman's Touch
Shout Factory/Coqueiro Verde


As gravadoras Motown, Philadelphia International, Atlantic e Stax/Volt deram as diretrizes definitivas da música negra nos Estados Unidos. Seus produtos seguem influenciando gerações. A cantora Thelma Houston, uma das crias de Berry Gordy na Motown, eternizada pelo clássico disco Don't Leave Me This Way, de 1976, volta a gravar depois de dezessete anos e apresenta um trabalho magnífico, que sintetiza todas essas influências. Nas dez faixas do álbum estão a cozinha rítmica da Motown, os metais característicos das gravações da Philadelphia International, que marcaram a disco music, e o feeling soul da Atlantic e Stax/Volt.

O repertório traz clássicos dos anos 60 e 70 e hits mais recentes, todas vestidas com roupagem sonora que remete ao soul e à disco. Entre as canções, You Make Me Feel (Mighty Real), de Sylvester, transformada numa balada pungente, Brand New Day, da safra mais recente de Sting, By The Time I Get To Phoenix, de Jimmy Webb, trazida como uma balada ao melhor estilo de Isaac Hayes (com direito a uma longa introdução falada). That's The Way Of The World, do sensacional Earth, Wind & Fire, e Love And Happiness, do mestre Al Green. A voz de Thelma está belíssima. Discaço, felizmente a boa música ainda tem lugar em meio ao mar de hip hop descartável que se apossou da cena black.

MySpace: www.myspace.com/thelmahouston

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