sábado, 8 de dezembro de 2007

MEMÓRIAS MUSICAIS


MARCO MAZZOLA
Ouvindo Estrelas
Editora Planeta


Um dos mais competentes e requisitados produtores fonográficos do Brasil, o carioca Marco Mazzola já realizou, ao longo de mais de três décadas de atividade, trabalhos com a nata da MPB e com grandes astros da música internacional. Por suas mãos hábeis e ouvidos sensíveis passaram, entre outros craques, Milton Nascimento, Chico Buarque, Simone, Ney Matogrosso, Gal Costa, Paul Simon, Raul Seixas, Adriana Calcanhotto, Zeca Baleiro, Chico César, Alceu Valença, Manhattan Transfer, João Bosco, Liza Minnelli, Gilberto Gil, Ivete Sangalo, Elis Regina, Belchior.

Além de produzir discos, Mazzola vem desenvolvendo outras atividades ligadas à música. É o responsável pela organização da Noite Brasileira do festival de jazz de Montreux, Suíça, e executivo de gravadora (criou e dirige a MZA Music, uma das mais sólidas companhias independentes do mercado nacional). Foi produtor e diretor de multinacionais como Ariola, PolyGram, Warner, CBS. Tudo isso é relembrado na autobiografia Ouvindo Estrelas.


Com narrativa agradável e repleta de deliciosas curiosidades e informações, Mazzola recorda a infância, o início do envolvimento com música - integrou o grupo vocal Pequenos Cantores da Guanabara, de enorme sucesso nos anos 60 e 70 -, as primeiras atividades em estúdio, os discos produzidos, as dificuldades inerentes à profissão. O livro traz, ainda, depoimentos de artistas e produtores que com ele trabalharam.

Marco Mazzola relata, também, os percalços enfrentados nos anos de chumbo da ditadura militar, com a censura perseguindo implacavelmente os grandes compositores. Testemunha e personagem atuante da chamada 'era de ouro' da música popular brasileira, recheia a autobiografia de histórias saborosas, além de trazer verdadeiras aulas de técnica e profissionalismo. Ouvindo Estrelas, de 288 páginas, tem ainda a relação completa dos discos produzidos pelo autor. Uma obra obrigatória para os amantes da música.

Nenhum comentário: