quarta-feira, 19 de dezembro de 2007

ONDAS REVOLUCIONÁRIAS


LUCIO HAESER
Continental: A Rádio Rebelde de Roberto Marinho
Editora Insular


Os anos 70 foram os mais duros, cruéis e sangrentos da ditadura militar. O governo entupia o povo de mensagens ufanistas enquanto, nos porões, prendia, torturava e matava sem dó nem piedade. Os meios de comunicação tinham sua liberdade vigiada, qualquer informação ou música a ser transmitida passava pelo crivo implacável da Censura. Em Porto Alegre, no entanto, havia uma voz que enfrentava abertamente o poder estabelecido: a Rádio Continental AM, operando na frequência de 1120 Kilohertz.

A emissora, pertencente ao Sistema Globo de Rádio, foi dirigida entre 1971 e 1977 pelo publicitário Fernando Westphalen, o Judeu, que corajosamente implantou uma programação arrojada, mesclando música e informação de qualidade e falando diretamente ao público jovem. Vários programas da Superquente, como era conhecida a Continental, maracaram época, entre eles o 1120 é Notícia, informativo que atacava e contestava as arbitrariedades governamentais com sarcasmo, ironia e inteligência - e que custou advertências e suspensões à emissora -, e o Mr. Lee In Concert, comandado por Julio Fürst, que passou a apresentar a novíssima música dos Pampas e revelou nomes como o grupo Almôndegas, do qual faziam parte os irmãos Kleiton e Kledir Ramil (foto abaixo), e os compositores Nelson Coelho de Castro, Hermes Aquino e Bebeto Alves, todos em gravações exclusivas feitas, na maioria, nos estúdios da rádio.


A história da emissora que conquistou a juventude gaúcha é contada no saboroso Continental: A Rádio Rebelde de Roberto Marinho, do jornalista e pesquisador Lucio Haeser. Repleto de histórias curiosas e informações, o livro mostra, embasado em uma série de entrevistas e depoimentos e em farta documentação escrita, a ascenção e o declínio da Continental (que em 1980 sofreu intervenção dura da direção do Sistema Globo de Rádio, que implantou uma nova programação e pouco tempo depois mudou o nome da emissora para Rádio Globo), além de dar um abrangente panorama da música e da radiodifusão no Rio Grande do Sul. A obra traz encartado um CD com algumas das gravações dos músicos gaúchos realizadas nos estúdios da emissora, entre elas a primeira versão de Nuvem Passageira, canção de Hermes Aquino que fez sucesso em todo o país ao ser incluída na trilha da novela global O Casarão, em 1976, Testamento, do poeta José Fogaça, atual prefeito de Porto Alegre (e ex-locutor da Continental), com os Almôndegas, e Magricela, de Nelson Coelho de Castro, com o autor, além de uma faixa com vinhetas e aberturas de programas da Continental. Uma obra indispensável para jornalistas, estudantes e professores de comunicação, publicitários e músicos. O autor criou também um site que traz muitas informações sobre a rádio, o www.continental1120.com.br

Como adquirir o livro: www.continental1120.com.br e www.insular.com.br

Nenhum comentário: