sexta-feira, 28 de dezembro de 2007

O UNIVERSO PARTICULAR DO MAESTRO SOBERANO


TOM JOBIM
A Casa do Tom: Mundo, Monde, Mondo
Jobim Biscoito Fino


A Casa do Tom, concluído em 2007, é um belo documentário produzido e dirigido por Ana Lontra Jobim, viúva do Maestro Soberano. Através de imagens descontraídas captadas no Rio de Janeiro, Poço Fundo (na serra fluminense) e Nova York, são mostradas reflexões de Tom Jobim sobre vida, música, natureza e amigos. Com o bom humor e a delicadeza de sempre, o inesquecível músico traça o próprio perfil.

Entre outras curiosidades, Tom revela de onde tirou a inspiração para a canção Dindi e fala do êxodo de artistas brasileiros para a América depois do histórico concerto no Carnegie Hall de Nova York, em 1962, que lançou a Bossa Nova para o mundo. O ponto central é a construção da belíssima casa no Jardim Botânico, onde o maestro viveu até a morte, em 1994 (na verdade, ele morreu em Nova York, mas quando estava no Rio, raramente saía de casa simplesmente por amar o lugar).


O DVD traz nos extras cenas de ensaios com a Banda Nova, Dorival e Nana Caymmi, e Tom lendo, na íntegra, o monumental Chapadão, poema que fez à época da construção da casa. Acompanha um livro com fotos de Ana Jobim e letras de canções e poemas do músico. Um doce mergulho no mundo de um artista genial. Belíssima forma de celebrar os 80 anos de Jobim. Ele faz falta, muita falta...

Site oficial: www2.uol.com.br/tomjobim

Duração total: 91 minutos
Extras: cenas de ensaios, poemas
Legendas: português, inglês, francês, espanhol
Áudio: DTS, Dolby Digital 5.1, Dolby Digital 2.0
Região 0 (roda em qualquer aparelho)

2 comentários:

Anônimo disse...

Faz falta sim, muita. E ele seria meu vizinho, se estivesse vivo... rs
Beijos, Toninho!

TONINHO SPESSOTO disse...

Ele teria uma vizinha maravilhosa...
Beijos, Meu Anjo!