segunda-feira, 24 de dezembro de 2007

TUDO BEM SIMPLES, TUDO NATURAL


ANA CAÑAS
Amor e Caos
Sony BMG


Não há nada melhor para um crítico do que ser surpreendido. Conheci Ana Cañas há dois anos, quando de um show no Teatro Crowne Plaza, em São Paulo, ocasião em que foi ao Central do Brasil, programa que eu dirigia e apresentava na allTV. Já era possível vislumbrar algo muito diferente do que havia por aí. Mais uma cantora nova? Nesta terra abençoada, boas cantoras surgem a todo instante, em profusão. E essa moça é uma das melhores, não só na voz e interpretação (incomuns, que mesclam a sensualidade dolorida das divas do jazz com um discurso falado próximo do hip hop), mas também na composição. Forjada por longas e bem sucedidas temporadas no Baretto, restaurante paulistano que cultua boa MPB para um público seleto (é bem caro...), Ana Cañas estréia em disco com segurança de veterana.

As influências, claras e bem digeridas, vão do jazz de Billie Holiday aos doces gorjeios de Marisa Monte, passando por blues. Tudo na medida certa, sem excessos. Mandinga Não, que abre o CD, tem um quê de funk, samba e blues. A Ana, blues autobiográfico, dá um retrato curioso da cantora. Para Todas As Coisas lembra muito na construção melódica a ótima Diariamente, de Nando Reis, que Marisa Monte gravou em seu segundo álbum, Mais, de 1991. Outro blues, ? (é isso mesmo, o título é um ponto de interrogação), questiona as emoções mais corriqueiras, é uma espécie de retrato de um adulto na 'idade dos porquês'. Cadê Você começa com batida afro e desemboca em canção. Devolve Moço transformou-se em sucesso no MySpace, com mais de 5 mil audições.


Há releituras de Coração Vagabundo (Caetano Veloso), Super-Mulher (de Jorge Mautner, com participação do percussionista Naná Vasconcelos na gravação) e Rainy Day Women (Bob Dylan). O produtor do CD, Alexandre Fontanetti, autor dos arranjos, deixa Ana Cañas voar leve e solta. Grande disco, que foge aos padrões do que as multinacionais vêm fazendo com novos artistas. Que a exceção vire regra...

Site oficial: www.anacanas.com
MySpace: www.myspace.com/anacanas

2 comentários:

Anônimo disse...

Ainda não a conheço, só de ouvir falar. Outra que eu vou procurar ouvir "por sua culpa"... rs!
Beijos de feliz Natal!

TONINHO SPESSOTO disse...

Danny,
Você vai gostar, é uma ótima cantora!
Beijos, Meu Bem!