sábado, 15 de dezembro de 2007

MALUCA BELEZA, REBELDE COM CAUSA


AMY WINEHOUSE
I Told You I Was Trouble
Universal


De tempos em tempos a música britânica é sacudida por furacões que acabam influenciando o resto do planeta. Senão, vejamos: Beatles, Rolling Stones, Oasis, Spice Girls e por aí vai. A bola da vez é uma cantora e compositora simplesmente espetacular: Amy Winehouse. Com timbre absolutamente original e belíssimo, ela vem colecionando sucesso atrás de sucesso. Seu cantar tem muito de soul, jazz e rhythm & blues. Ora soa irônica, ora completamente dolorida. As canções são confessionais e despudoradas, Amy não mascara sentimentos. Expõe as próprias mazelas como se fossem feridas abertas. E o público adora.

A voz e o modo de interpretar dessa garota de 24 anos têm um quê de Billie Holiday. As melodias vêm coalhadas de influências descaradas do som das gravadoras Motown e Atlantic, do jazz dos anos 40, de reggae e ska, do pop dançante inglês. Lançou até agora dois álbuns sensacionais, Frank (2003), fortemente calcado no jazz, e Back To Black (2006), com a explosiva mistura musical planetária que lhe permite transitar com liberdade e segurança por vários segmentos. Entre os grandes hits de Amy estão Cherry, Back To Black, Wake Up Alone, You Know I'm No Good, Tears Dry On Their Own (canção construída a partir da base melódica de Ain't No Mountain High Enough, gravada por Marvin Gaye e Tami Terrell e também pelas Supremes) e Rehab (que fala da pressão que ela sofreu da mídia para que se internasse numa clínica de reabilitação por estar bebendo em excesso).


I Told You I Was Trouble é o primeiro DVD da artista. Gravado em meados de 2007 no Shepherd's Bush Empire, em Londres, traz Amy Winehouse cantando todos os seus hits diante de uma platéia ensandecida. Estão aqui, em versões matadoras, petardos como Tears Dry On Their Own, Cherry, Back To Black, Rehab, Me & Mr. Jones, Monkey Man, Love is a Losing Game, He Can Only Hold Her e uma releitura de Doo Wop (That Thing), de Lauryn Hill. Nos extras, um bem produzido documentário sobre a trajetória de Amy Winehouse, com diversas imagens raras, trechos de clipes e apresentações ao vivo e na televisão. Ela coloca o dedo nas próprias feridas e no pulso dos ouvintes. É por isso e por seu enorme talento que faz tanto sucesso.

Site oficial: www.amywinehouse.co.uk

MySpace: www.myspace.com/amywinehouse

Duração total: 150 minutos
Extras: documentário, faixas que podem ser vistas em preto e branco
Legendas: português, inglês, francês, alemão, espanhol
Áudio: DTS, Dolby Digital 5.1, Dolby Digital 2.0
Região 0 (roda em qualquer aparelho)

Nenhum comentário: