domingo, 30 de dezembro de 2007

O MELHOR DE 2007 - DVDs NACIONAIS

O DVD consolidou-se definitivamente como mídia de grande penetração. Hoje em dia até mesmo artistas independentes e pequenas gravadoras lançam mão dos atraentes discos com som e imagem. Aqui, os melhores DVDs nacionais de 2007, na minha avaliação:


ENSAIO - Gonzaguinha (Cultura Marcas/ Performance Music) - Gravado no final de 1990, poucos meses antes da morte de Luiz Gonzaga do Nascimento Júnior (1945-1991), o Ensaio para a TV Cultura de São Paulo mostrava um artista analisando com serenidade e certa nostalgia a vida e carreira. Cantando com a emoção de sempre, Gonzaguinha relembrou grandes sucessos escritos por ele como Espere Por Mim, Morena, Diga Lá, Coração, O Que É, O Que É, Sangrando, Ponto de Interrogação, Grito de Alerta, e homenageou o pai com Qui Nem Jiló, Respeita Januário e A Vida do Viajante (que tinha sido sucesso com os dois).

Duração total: 66 minutos
Áudio: DTS, Dolby Digital 2.0
Região 0 (roda em qualquer aparelho)


BOCA LIVRE E AO VIVO - Boca Livre (MP,B/Universal) - Em seu primeiro DVD, o Boca Livre - Zé Renato, David Tygel, Lourenço Baeta, Maurício Maestro - mostrou porque é um dos melhores grupos vocais do Brasil, na tradição do MPB4, Momento4uatro (que teve Tygel e Maestro como integrantes, ao lado de Zé Rodrix e Ricardo Villas), Os Cariocas e tantos outros. No show, gravado ao vivo no Auditório Ibirapuera (SP) em fevereiro de 2007, o quarteto relembrou sucessos como Mistérios (Joyce/Maurício Maestro), Correnteza (Tom Jobim/Luiz Bonfá), Panis Et Circensis (Caetano Veloso/Gilberto Gil) e Quem Tem a Viola (Claudio Nucci/Juca Filho/Xico Chaves/Zé Renato). Participações de Roberta Sá, Renato Braz, Rodrigo Maranhão, Fred Martins e do MPB4.

Duração total: 115 minutos
Extras: making of
Legendas: português, inglês, espanhol
Áudio: DTS, Dolby Digital 5.1, Dolby Digital 2.0
Região 0 (roda em qualquer aparelho)


ACÚSTICO MTV - Paulinho da Viola (Sony BMG) - O samba de Paulinho da Viola sempre foi acústico. Para justificar a inclusão do artista no rol dos que gravaram o Acústico MTV, a emissora e a gravadora acrescentaram às geniais composições do mestre carioca um naipe de cordas. Os sambas ficaram ainda mais bonitos e doces. Com a classe e leveza de sempre, Paulinho interpreta maravilhas como Timoneiro, Coração Leviano, Onde a Dor Não Tem Razão, Dança da Solidão, Pecado Capital, Sinal Fechado (vencedora do Festival de MPB da TV Record em 1969), Argumento, Foi Um Rio Que Passou Em Minha Vida e Nervos de Aço (do gaúcho Lupicínio Rodrigues).

Duração total: 112 minutos
Extras: making of com depoimentos de, entre outros, Toquinho, Eduardo Gudin e Arnaldo Antunes
Legendas: português, inglês, espanhol
Áudio: DTS, Dolby Digital 5.1, Dolby Digital 2.0
Região 0 (roda em qualquer aparelho)


ENSAIO - Inezita Barroso (Cultura Marcas/Atração) - A paulistana Inez Magdalena Aranha de Lima, a maravilhosa Inezita Barroso, gravou o programa Ensaio para a TV Cultura em 1991. Àquela altura, já comandava o Viola, Minha Viola, um dos melhores programas musicais da nossa televisão. Com graça e espontaneidade, Comadre Inezita conta histórias deliciosas da vida e carreira e recorda clássicos do repertório como Moda da Pinga (Laureano), Ronda (de Paulo Vanzolini; ela foi a primeira a gravar o samba, em 1953, naquele que foi seu disco de estréia), Tamba Tajá (Waldemar Henrique), Último Desejo (Noel Rosa), Estatuto de Gafieira (de Billy Blanco, mais um sucesso lançado por ela) e Lampião de Gás (Zica Bérgami). Inezita é patrimônio vivo da cultura popular brasileira.

Duração total: 54 minutos
Áudio: Dolby Digital 5.1, Dolby Digital 2.0
Região 0 (roda em qualquer aparelho)


GINGA NO ASFALTO - Germano Mathias (Lua Music) - Um dos nomes mais importantes do samba paulistano, Germano Mathias é tema deste belíssimo DVD, misto de documentário e show. Em conversa descontraída com o pianista e produtor Guilherme Vergueiro, o mais malandro dos malandros da Paulicéia recorda histórias da infância e do começo de carreira e, dando um show de suíngue e bom humor, canta clássicos como Ironia da Pastora (Jorge Costa), A Situação do Escurinho (Aldacir Louro/Padeirinho), Apaga a Tua Vela (Germano/Jorge Costa), Samba da Periferia (Elzo Augusto) e Que Baixo (Caco Velho/Lupicínio Rodrigues). Aos 72 anos, o Catedrático do Samba está em plena forma.

Duração total: 54 minutos
Áudio: DTS, Dolby Digital 5.1, Dolby Digital 2.0
Região 0 (roda em qualquer aparelho)

3 comentários:

Anônimo disse...

Poxa, Gonzaguinha, Boca Livre, Paulinho da Viola,... Não posso falar dos outros dois... Mas senti falta da Beth Carvalho e da Cidade do Samba! =)
Mais beijos!

TONINHO SPESSOTO disse...

Querida,

Na verdade, é uma redução da minha lista de melhores do ano para o site Music News. Lá, os jornalistas votaram em dez ítens por categoria. Entre os meus dez entrou o Cidade do Samba, mas o da Beth não.

Mais Beijos!

serio disse...

O gemano e um ladrão de letra o Apaga tua vela e do meu pai Gastão Miranda o Germano não sabe nem escrever o nome dele e um analfabetoe ladrão devo avisar que estou copiando isto se não for colocado irei enviar para outros sites falando da seriedades de vcs ele realmente é um ladrão analfabeto.