sábado, 29 de dezembro de 2007

O SOM PLANETÁRIO DE MARKU RIBAS


MARKU RIBAS
Zamba Ben
Dubas Música


O cantor, compositor e percussionista Marku Ribas marcou os anos 70 por grandes discos que traziam sambas afro, samba-rock e soul music de qualidade. Sua musicalidade deve-se em parte aos sete anos que viveu na Martinica, com algumas passagens pela Jamaica. No caldeirão sonoro de Ribas cabem reggae, soul, samba, pop e rhythm'n'blues do bom.

A coletânea Zamba Ben traz seleção de repertório por Ed Motta e mapeia gravações de Marku Ribas feitas entre 1972 e 1983 na Copacabana (cujo acervo está nas mãos da EMI), Philips (hoje Universal) e em discos independentes. Entre elas, temas de impressionante riqueza e beleza ritmico-melódica como Curumim, Tira-Teima, Covas de Minas, Bananeiro, Quem Sou Eu? e Brasil com Z.


O repertório, de excelente qualidade, só faz lamentar o fato de nenhum dos LPs de Marku Ribas ter sido editado até hoje em CD. Tomara que EMI e Universal ao menos atentem para esse detalhe... O músico gravou em meados de 2007 um DVD ao vivo no Instituto Itaú Cultural, em São Paulo, que deverá ser lançado no primeiro semestre do próximo ano.

MySpace: www.myspace.com/markuribas

Nenhum comentário: