domingo, 9 de dezembro de 2007

MARLENE, UMA DAS ETERNAS RAINHAS DO RÁDIO, É TEMA DE DOCUMENTÁRIO


A paulistana Vitoria Bonaiutti, mais conhecida como Marlene, é cultuada até hoje como um dos maiores ídolos da era de ouro do rádio brasileiro. Estrela do cast da Rádio Nacional do Rio de Janeiro, protagonizou, com Emilinha Borba, uma enorme rivalidade que persiste até hoje, passadas quase seis décadas daqueles tempos áureos. Mesmo após a morte de Emilinha, ocorrida há dois anos, os fãs das duas cantoras ainda discutem. Discussão saudável, é fato, principalmente se levarmos em conta o fato de que ambas eram amigas.

A história de Marlene e da fase áurea da Rádio Nacional está relatada no DVD Marlene - A Rainha e os Artistas do Rádio, produzido pela Viva Produções Artísticas, com patrocínio da Petrobrás e Infraero através da Lei de Incentivo à Cultura, e apoio da Radiobrás. Com direção de produção de Neilla Uema e Nieta Carvalho, o DVD por enquanto está sendo distribuído para centros culturais, mas há negociações com uma grande gravadora para o lançamento comercial em 2008.


Trata-se de um documentário e show gravados no auditório da Rádio Nacional em meados deste ano. Com narração do ator Gracindo Jr. e lançando mão de vasto material de arquivo, a trajetória de Marlene é relatada em detalhes. O roteiro aborda, ao mesmo tempo, a história da Nacional. Os tópicos são entremeados por números musicais também gravados no auditório da rádio. Aos 83 anos e com a voz em ótimas condições, Marlene canta, entre outros clássicos, Meu Guri (Chico Buarque), Geni e o Zeppelin (Chico Buarque), Lata D'Água (J. Junior/Luiz Antonio), Zé Marmita (Braguinha/Luiz Antonio), Como Uma Onda (Lulu Santos/Nelson Motta) e Galope (Gonzaguinha).

Há números musicais também com Ademilde Fonseca, Ellen de Lima, Carmélia Alves, Carminha Mascarenhas, Bob Nelson e, representando a nova geração da MPB, Cris Delanno, Thaís Bonizzi e Mariana Belém (filha de Fafá de Belém). O DVD traz opções para acompanhar o documentário completo, ou apenas os números musicais. O projeto inclui um CD com todas as canções. Documento de uma época de suma importância para a cultura brasileira.

4 comentários:

Unknown disse...

MARAVILHOSO! Deve estar incrível este documentário, não vejo a hora de assistir! Lembro dos shows, com Bób Nelson, Hellen de Lima... todos maravilhosos! Aguardo ansiosamente!
Abreço, Thais Bonizzi!

Anônimo disse...

Toninho querido,
obrigada por essa matéria no seu Blog. Assim como a Thais acima, estou super ansiosa para assistir esse trabalho lindo do qual participei. Tenho muit orgulho por poder ter feito parte desse registro histórico, cheio de pessoas maravilhosas. Gostaria de dizer que, além de filha da Fafá, o que me dá mais orgulho por ter participado desse musical é que sou neta (parte de pai) de Carminha Mascarenhas e foi um sonho realizado cantar com ela...
Obrigada mais uma vez.
Beijos e feliz 2008!

Anônimo disse...

Olá Toninho tudo bem?
Fiquei muito interessada neste documentario, pois trabalho numa escola de música e estamos estudando com o projeto da História do Rádio. Este trabalho colaboraria em muito no nosso estudo. Como faço para ter acesso a este material?

Anônimo disse...

Como faço para adquirir o DVD/CD "Marlene - A Rainha e os Artistas do Rádio"?
Obrigado!