terça-feira, 4 de dezembro de 2007

DOCE DESCONSTRUÇÃO


FERNANDA TAKAI
Onde Brilhem Os Olhos Seus
Do Brasil Música


Nelson Motta descobriu entre Nara Leão e Fernanda Takai um interessante e profundo elo. Quando ouviu pela primeira vez o som do Pato Fu, teve o insert: 'Essa menina é a Nara Leão do pop/rock'. E começou a idealizar o que poderia ser um disco de Fernanda cantando Nara. Após o primeiro encontro entre o produtor e a jovem cantora amapaense (sim, a voz do Pato Fu nasceu no Amapá, não em Minas Gerais), em 2006, a idéia tomou corpo. O resultado é Onde Brilhem Os Olhos Seus, um álbum adorável.

Produzido por John Ulhoa com direção musical de Nelson Motta, o CD traz Fernanda Takai reconstruindo pérolas do repertório de Nara Leão. Sabiamente, a seleção musical não se prende à bossa nova, da qual Nara foi musa, e passa também por pop e sambas de protesto, entre outras vertentes. Das treze canções, apenas Debaixo dos Caracóis dos Seus Cabelos (Roberto Carlos/Erasmo Carlos) tem arranjo que remete ao registro original (de Roberto, não de Nara). As outras estão, literalmente, transformadas.


Diz Que Fui Por Aí, o clássico samba de Zé Kéti, vem como balada romântica. A tropicalista Lindonéia, de Caetano Veloso e Gilberto Gil, é trazida para o universo do bolero pop. Com Açúcar, Com Afeto, de Chico Buarque, recebe beat dançante no melhor estilo do britpop dos anos 80. Insensatez, de Tom Jobim e Vinícius de Moraes, ganha ares de blues, com direito à guitarra de Roberto Menescal. Odeon, choro de Ernesto Nazareth, é levado à atmosfera do fox. Estrada do Sol, de Tom Jobim e Dolores Duran, adquire forma de blues. Todas as transformações soam coerentes, as canções recebem matizes que Nara Leão certamente adotaria. E Fernanda Takai mostra mais uma vez porquê é considerada uma das melhores vozes do pop nacional. Um dos melhores discos de 2007.

Como adquirir o CD: www.tratore.com.br (o site da distribuidora traz indicações de lojas que vendem o CD)

2 comentários:

Dj Café disse...

Toninho, parabéns pelo blog, que eu não conhecia!

Trabalho altamente bem feito, profissional e maravilhosamente bem formatado!

Grande Abraço,

Ricardo Sá Reston
Miscelânea Vanguardiosa Podcast
www.miscelaneavanguardiosa.com

Ricardo Bigio disse...

Tudo bem, tudo bem, mas "insert" é de doer, né????!!! "Insight", pelo amos de Deus!!!!