quarta-feira, 19 de dezembro de 2007

ROCK E CONTESTAÇÃO


OS PARALAMAS DO SUCESSO
Rock in Rio 1985
Som Livre/EMI/MZA


Quando os Paralamas do Sucesso apresentaram-se no Rock in Rio 1, em 16 de janeiro de 1985, saboreavem o êxito do segundo disco, O Passo do Lui. Herbert Vianna (voz, guitarra), Bi Ribeiro (baixo) e João Barone (bateria) já eram ídolos em todo o Brasil, o que lhes conferia um certo status que, entre outras coisas, permitiu a Herbert soltar o verbo na abertura do show, protestando contra parte do público que na noite anterior havia atirado pedras em Eduardo Dussek e no Kid Abelha.

No palco, o que se viu foi rock, pop e ska de qualidade, em quarenta minutos que eletrizaram a massa presente à Cidade do Rock numa noite em que se apresentaria também o Iron Maiden (os artistas nacionais abriam a programação dos dez dias de Rock in Rio). Depois da bronca de Herbert, os metaleiros que tinham ido para ver Bruce Dickinson e seus companheiros não se atreveram a repudiar os Paralamas. O show do trio sai agora em DVD, dentro da série da MZA Music sobre o festival e que já teve títulos de Cássia Eller (no Rock in Rio 3) e Barão Vermelho (na primeira edição do evento).


O repertório é de primeira, com clássicos como Meu Erro, Óculos, Mensagem de Amor, Fui Eu e Cinema Mudo, além de uma ótima releitura de Inútil, do Ultraje a Rigor, precedida de um desabafo de Herbert Vianna sobre a situação política do Brasil (na véspera, Tancredo Neves havia sido escolhido pelo Colégio Eleitoral como primeiro presidente civil desde o golpe de 64). O DVD traz áudio e vídeo restaurados digitalmente. Os extras incluem documentários com depoimentos atuais dos Paralamas, Nelson Motta, dos produtores Carlos Savalla (então técnico de som do trio) e Marcelo Sussekind e das jornalistas Leilane Neubarth e Ilze Scamparini, entre outros, e as três primeiras canções do show com áudio recuperado de diversas fontes (o tape original estava sem som nessas faixas). Registro de uma época importante para o pop/rock e a cultura nacional.

Site oficial: www.uol.com.br/paralamas

Duração total: 78 minutos
Extras: documentário com depoimentos e entrevistas, faixas com áudio recuperado
Legendas: português, inglês, espanhol
Áudio: Dolby Digital 5.1, Dolby Digital 2.0
Região 0 (roda em qualquer aparelho)

3 comentários:

Anônimo disse...

Adoooooro Paralamas! Acho o Herbert genial! Eles seriam o motivo principal para eu ir ao show do Police. Mas pensei bem e achei que seria muita grana! Melhor assistir a um show só dos Paralamas mesmo! =)
Beijos, tô por aqui!

TONINHO SPESSOTO disse...

Que coisa boa te ver de volta por aqui.
Vê se não some, né?
Quanto aos Paralamas, são o máximo!
Beijos, Querida!

Anônimo disse...

Sumo não!!!
=)
Tô sempre por aqui, mesmo quietinha... rs!
Continue assim, que eu tô gostando!
Beijos!